Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
14:31:42
informe o texto

Notícias / Eleições

30/09/2022 às 17:55

MT conta com uma candidatura coletiva neste ano

Eles disputam uma vaga na Câmara dos Deputados, levando as pautas da luta ecossocialista

Leiagora

MT conta com uma candidatura coletiva neste ano

Foto: Assessoria

A eleição deste ano em Mato Grosso conta com uma candidatura coletiva. Trata de Lidy e Bem Viver pela Retomada, composta pela nutricionista Lidiany Sena, a professora Lélica Elis, e o estudante universitário Jheury Souza.

Juntos, eles disputam uma vaga na Câmara dos Deputados, levando as pautas da luta ecossocialista. A candidatura coletiva pe registrada pelo Psol.

A fim de atingir o maior número de pessoas, os co-candidatos realizam campanha eleitoral de forma simultânea por não serem da mesma cidade, conseguindo promover o diálogo com a população em diversas regiões do Estado.

Com eixo ecossocialista, o trio defende que os modos de produção tenham a participação do povo em conjunto à preservação do meio ambiente, através da substituição do Agronegócio pela Agroecologia e Agricultura Familiar.

Lélica, Lidiany e Jheury acreditam que essa candidatura é uma novidade dentro do cenário político de Mato Grosso. “Queremos trazer uma perspectiva de uma outra política coletiva e comprometida com os interesses do povo. Estamos dispostos a dialogar e construir propostas coletivas em prol de todos nós trabalhadores”, diz Lélica.

Por ser um partido menor e consequentemente ter menos espaço nas campanhas eleitorais dentro da TV e do rádio, Lidiany e Jheury convidam a população a acessarem as redes sociais da Retomada.

Eles acreditam que dessa forma o legado da candidatura alcançará pessoas que nunca ouviram falar em candidatura coletiva. 
 
O que significa uma candidatura ser coletiva?


Em uma candidatura coletiva, todos os membros têm poder de decisão dentro de deliberações internas e não há uma quantidade mínima ou máxima de co-candidatos. Apesar disso, há um titular que responde por questões burocráticas e que ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores, na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, dependendo do cargo que tal chapa queira se candidatar.

O primeiro registro de candidatura coletiva foi em 1994, mas a prática teve guinada nas eleições de 2016, principalmente em grandes cidades dos país.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet