Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
04:50:14
informe o texto

Notícias / Eleições

07/10/2022 às 15:00

Mauro coloca em xeque institutos de pesquisa que apontavam vitória de Lula no 1º turno

Para o governador, o que aconteceu foge de qualquer questão técnica e de margem de erro

Paulo Henrique Fanaia

Mauro coloca em xeque institutos de pesquisa que apontavam vitória de Lula no 1º turno

Foto: Mayke Toscano

Com um discurso mais incisivo e conectado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador reeleito, Mauro Mendes (União), colocou em xeque as pesquisas eleitorais que apontavam a possível vitória de Lula (PT) no primeiro turno das eleições deste ano. Para o governador, o erro que aconteceu é algo que foge de qualquer questão técnica e que pode ter sido feito de maneira maliciosa com a intenção de influenciar o eleitor indeciso.

“O que aconteceu em alguns estados foge de qualquer questão técnica. São Paulo e tantos outros lugares do Brasil são exemplos inquestionáveis de algo que foge do princípio da margem prevista de erro. Tá bom 3% e que fosse 4% ou 5%, mas teve casos absurdos de erro”, disse o governador durante entrevista concedida à Jovem Pan News na noite dessa quinta-feira (6).

Renomados institutos de pesquisa como Data Folha e Ipec apontavam que Lula tinha uma grande vantagem sobre o presidente Bolsonaro. Porém, em uma virada repentina de cenário, a diferença entre os dois adversários foi de pouco mais de 6 milhões de votos. Desta forma, os institutos de pesquisa passaram a ser alvos de críticas dos apoiadores do chefe do Executivo nacional.

Mauro afirmou esperar uma investigação sobre os institutos, pois, segundo ele, esse erro pode ter ocorrido de forma maldosa e maliciosa.

“Isso é um instrumento muito maldoso e malicioso de tentar influenciar o eleitor, porque tem pessoas que votam em quem acha que vai ganhar ou tende a votar em quem acha que vai ganhar e isso não pode mais continuar acontecendo. No meu estado eu posso dizer que os institutos erraram, mas dentro da margem de erro, mas em outros estados são casos de polícia”, finalizou o governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet