Cuiabá, sexta-feira, 05/07/2024
21:18:38
informe o texto

Notícias / Geral

28/10/2022 às 15:21

Crianças são obrigadas a aguardar abertura dos portões de escola sob o sol do meio-dia

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra várias crianças esperando os funcionários da escola municipal Maria Elazir Correa de Figueiredo abram os portões

Paulo Henrique Fanaia

Crianças são obrigadas a aguardar abertura dos portões de escola sob o sol do meio-dia

Foto: Reprodução

Imagens de várias crianças sob o sol do meio-dia, esperando a abertura dos portões da Escola Municipal de Educação Básica Maria Elazir Correa de Figueiredo, que fica localizada no bairro São João Del Rei, na região do Coxipó, na Capital, tem causado revolta. 
 
O homem que faz imagens diz que a situação é recorrente no colégio. Segundo a pessoa que filma, a escola deveria abrir os portões a partir das 12h30, porém quando as crianças chegam no local, os funcionários que trabalham no colégio ainda não se encontram para abrir os portões.
 
O homem ainda afirma que esta é a segunda vez que ele faz as filmagens e que muitos pais são obrigados a deixar os filhos na porta do colégio, pois tem que ir trabalhar. O vídeo foi divulgado 
na página do Instagram do Perrengue Mato Grosso.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá disse que vai verificar a denúncia, porém explica que as escolas abrem os portões às 6h45 e às 12h45.
 
A pasta diz que sempre orienta os pais e responsáveis que, se houver necessidade de deixar as crianças antes do horário da abertura dos portões, a equipe de coordenação da escola deve ser informada para tomar medidas excepcionais, fato este que não ocorreu na escola em questão, onde os pais estão deixando os filhos a partir das 6h30 e as 12h10.
 
Confira nota na íntegra:


Em relação ao suposto atraso na abertura dos portões da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Elazir Correa de Figueredo, localizada no bairro São João Del Rey, na região do Coxipó, a Secretaria Municipal de Educação informa que:

Conforme determina Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os estudantes têm direito a 800 horas aulas em 200 dias letivos e na composição dessas horas, o período de atividades pedagógicas é de 4 horas diárias.

Para atender os estudantes, existe a necessidade de que os espaços escolares sejam higienizados entre os períodos matutino e vespertino, assim, as escolas abrem seus portões as 6:45h (matutino) e as 12:45h (vespertino).

A Secretaria Municipal de Educação orienta os pais e responsáveis no caso de necessidade da criança entrar ou sair fora desses horários, que comuniquem a equipe gestora da unidade com antecedência para que possa ser organizado o atendimento em caráter excepcional.

Na EMEB Maria Elazir Correa de Figueiredo os pais e responsáveis estão deixando os estudantes no portão da unidade às 6:30h. 

A gestão municipal reafirma o seu compromisso em atender as crianças de forma humanizada e enfatiza que as unidades educacionais devem estar abertas às necessidades dos estudantes, mas os pais e responsáveis devem comunicar as escolas, a fim de a Unidade possa organizar o acolhimento das crianças.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • abertura dos portões das escolas 10/04/2023 às 00:00

    Porque os portões das escolas estão abrindo as 12:45 devido que o sol esta muito quente, e os pais tem obrigações como horário de serviço.

 
Sitevip Internet