Cuiabá, sexta-feira, 05/07/2024
20:56:03
informe o texto

Notícias / Geral

12/11/2022 às 12:15

Enem 2022: professora de Cuiabá dá dicas de como fazer uma redação de sucesso

A especialista também falou sobre os possíveis temas

Gabriella Arantes

Enem 2022: professora de Cuiabá dá dicas de como fazer uma redação de sucesso

Foto: Gabriella Arantes

Considerada o “bicho papão” entre a maioria dos estudantes, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (13). E para conseguirem alcançar a nota máxima, a professora Kelina Souza, especialista no assunto, deu algumas dicas e palpites sobre os possíveis temas.

“O aluno precisa conhecer a matriz de referência, que são cinco competências, que vão avaliar respectivamente: gramática, estrutura do texto, argumentação, elementos coesivos ao longo do texto e uma proposta de intervenção para o problema que vai ser discutido. Isso aí é fundamental, ele terá que conhecer. E a prática, que a gente espera que o aluno tenha tido ao longo do ano”, disse a professora ao Leiagora

Para mandar bem na redação, antes de escrever, é essencial seguir alguns passo a passos, como ler atentamente o tema, os textos motivadores e organizar a estrutura no rascunho do exame.

“Nós, professores de redação, sempre afirmamos sobre a importância de ler esses textos, porque somente com eles o alunos vai conseguir uma interpretação mais completa do recorte. Ler o tema, ter os textos motivadores, sempre organizar as ideias antes de ir para o rascunho, a gente chama isso de esquema de texto. [...] O rascunho tem toda uma etapa, demora bastante para ser feito, tem que ler, reler, somente depois de todo esse processo, é que ele vai passar para a folha definitiva”, explicou Kelina.

Segundo a especialista, a principal fórmula para uma redação de sucesso é a estratégia. “Tem alunos que escrevem muito bem, mas se eles não compreendem todo o processo de avaliação, se não colocarem técnicas para se sair bem em qualquer tema, eles não têm estratégia suficiente e isso pode trazer um resultado não tão interessante. A estratégia parte do princípio de você pensar no seu texto, trabalhar no seu texto, sempre seguindo um padrão. [...] Outro exemplo de estratégia é ter uma diversidade de repertórios que ele consiga utilizar independente do tema, a gente tem citações filosóficas e trabalha muito com teorias por diversas áreas do conhecimento que o aluno consegue aplicá-las sem saber qual é o tema”. 

Kelina ainda se arriscou e deu os seus palpites sobre os possíveis temas da prova, política pode ser um deles. “Política para gente é um eixo, sempre pode cair, dentro desse tema podemos pensar em vários outros subtemas. A gente pode pensar por eixos e não por temas específicos porque ninguém tem como saber de fato qual será o tema. Por exemplo, dentro do eixo tecnologia tem vários assuntos que estão em evidência, a questão da superficialidade da informação nessa era TikTok, de redes sociais, vídeos curtos e vícios nas redes. [...] O eixo educação é legal falar também dos impactos da educação nesse cenário pós pandêmico, já que muitos alunos acabaram deixando a escola. [...] Outro eixo bacana é a saúde, que caiu no Enem 2020, a gente passou por uma pandemia, dá para falar sobre a questão envolvendo automedicação, uso de medicamentos que foram ou não determinados pela Anvisa, vacinação, como o SUS conseguiu receber tudo isso”.

De acordo com a especialista, o eixo ambiental também pode cair no Enem. “Muitas questões ambientais sempre relevantes, como degradação ambiental, alterações climáticas e sustentabilidade. Esses eixos são trabalhados durante o ano inteiro, o ideal agora é que o aluno dê uma lida em cada um deles".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet