Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
13:14:14
informe o texto

Notícias / Geral

31/03/2023 às 18:15

Com surto de doenças em MT, Mendes convoca responsáveis por saúde em Cuiabá e VG para discutir ações conjuntas

As crianças têm sido mais afetadas pela síndrome respiratória aguda, dengue hemorrágica e ainda também foram registrados casos de meningite

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Com surto de doenças em MT, Mendes convoca responsáveis por saúde em Cuiabá e VG para discutir ações conjuntas

Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) demonstrou preocupação com o surto de síndrome respiratória e ainda de doenças como dengue hemorrágica e até mesmo casos de meningite que tem afetado principalmente as crianças e convocou os responsáveis pela saúde de Cuiabá e Várzea Grande para uma reunião na manhã desta sexta-feira (31) em seu gabinete. A ideia é que as duas maiores cidades possam traçar estratégias, ações e campanhas em conjunto para tentar amenizar a crise na área. 

Quem comentou um pouco sobre o assunto foi o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), logo após deixar a reunião. Ele disse que foi discutido políticas públicas relacionadas à saúde e confirmou o “momento de crise” vivido pelas duas cidades. 

“Ele nos chamou para que possamos construir parcerias para que a gente passe por esse momento de crise, em que há superlotação em todas unidades de saúde e foi discutida várias ações para que a gente possa fazer campanha preventiva. O governador está preocupado com a situação”, alertou Kalil.

A interventora da saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, também esteve presente e alegou que a expectativa é que as contratações e compras que foram realizadas nos últimos dias possa amenizar a situação na capital, garantindo o atendimento pleno em todas as unidades. Com isso, é possível que desafogue também as unidades de Várzea Grande. 

Já que vários pacientes atravessam a ponte em busca de atendimento e até leitos já que não conseguem atendimento na capital, que está sob intervenção e vive dias de caos.”Nossa preocupação é com esse surto na área de pediatria, porque nossas unidades básicas já conseguimos suprir com boa parte de medicamentos e boa parte dos médicos e já vai reduzir o fluxo em Várzea Grande”, comentou a interventora. 

Kalil alegou que serão planejadas ações preventivas que serão desenvolvidas em conjunto com a capital, mas ele adiantou que não foram debatidos aumentos de leitos de UTI ou ainda valores para investimentos. Porém, no levantamento realizado pela Saúde de Várzea Grande realizado nesta sexta, aponta para uma superlotação das unidades da cidade. E apesar de a cidade não ter registro de falta de medicamentos ou de insumos, o prefeito já fala em realizar uma nova compra. 

“Estamos com nosso estoque regular, mas devido aumento da demanda, aumenta também consumo e precisa fazer novas compras, e claro que isto significa que teremos que fazer um novo investimento”, comentou, alegando que não foi discutido valores com o governador, mas Mendes se colocou à disposição para ajudar. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet