Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
13:31:05
informe o texto

Notícias / Política

02/05/2023 às 17:00

Medeiros apresenta projeto do voto impresso e retoma discussão pré-2022

Após a votação eletrônica, a impressora daria uma guia com a comprovação do sufrágio

Leiagora

O deputado federal José Medeiros (PL) apresentou o projeto de lei com objetivo de implementar voto impresso e auditável. A proposta, nº 1.845/2023, prevê apuração dos votos impressos na própria seção eleitoral, sob a fiscalização dos representantes partidários e do Ministério Público Eleitoral.

“A implementação de um processo de votação segura e confiável é fundamental para garantir a transparência e a integridade das eleições no Brasil. A adoção do voto impresso e da verificação pelos cidadãos das informações impressas é uma medida que aumenta a confiança no processo eleitoral”, disse Medeiros, que é vice-presidente da Frente Conservadora pela Liberdade da Câmara dos Deputados.

O parlamentar destaca que o voto impresso não acaba com a votação eletrônica, mas sim a complementa como mais um item com objetivo de aumentar a transparência do processo eleitoral.

“Além disso, a presença de todos os partidos políticos e do Ministério Público na fiscalização e apuração dos votos garante a transparência e a imparcialidade do processo, reduzindo as possibilidades de fraude e garantindo que todos os votos serão devidamente contabilizados”, disse.

O projeto propõe que uma cédula seja impressa logo após a votação na urna eletrônica, oportunizando que o eleitor possa conferir o voto de forma transparente. “A materialização do voto eletrônico fortalece a confiabilidade da urna eletrônica e a democracia”, frisa Medeiros, que protocolou o projeto do voto impresso no último dia 12 de abril.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet