Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
12:44:58
informe o texto

Notícias / Política

26/05/2023 às 16:28

Mauro diz que não cabe decisão política sobre promoção de policiais que atuaram na Operação Canguçu

De acordo com o governador, as forças de segurança já adotam medidas técnicas para premiar os agentes que tem bom desempenho no serviço

Paulo Henrique Fanaia

Mauro diz que não cabe decisão política sobre promoção de policiais que atuaram na Operação Canguçu

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a decisão de promover os policiais que participaram da Operação Canguçu não é uma questão política, mas, sim, de responsabilidade exclusiva das forças de segurança de Mato Grosso. Três deputados estaduais já fizeram indicações na Assembleia Legislativa pedindo a promoção dos 340 agentes de segurança envolvidos nas capturas e combates aos criminosos na região de Confressa.
 
“Já existe na corporação os mecanismos que cuidam disso. Isso não é uma decisão política, isso é técnica e a instituição já tem mecanismos para capturar os profissionais que têm um desempenho superior”, afirmou o governador, afastando qualquer possibilidade de ele mesmo decidir sobre o tema, mesmo sendo provocado pelos deputados.
 
Os deputados estaduais Elizeu Nascimento (PL) e Dr. Eugênio (PSB) apresentaram uma indicação na Assembleia Legislativa que prevê a promoção de cargos de policiais militares que participaram da Operação Canguçu. O documento foi aprovado em primeira votação, na quarta-feira (24), e será encaminhado ao governador. Ao todo, 340 PMs podem ser beneficiados com a sugestão.
 
Se aprovada pelo governador, a proposta deve gerar um impacto financeiro para o Estado, já que com a mudança de patente dos militares o salário também será reajustado.
 
Operação Canguçu

O secretário da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Augusto de Camargo Roveri, anunciou, na quinta-feira (18), o fim da Operação Canguçu. A força-tarefa contou com mais de 300 policiais de cinco estados na caçada aos criminosos que aterrorizaram a cidade de Confresa em abril. Durante a ação policial, 18 suspeitos foram mortos em confrontos.

Além dos suspeitos mortos durante a troca de tiros, outros cinco foram presos, sendo três detidos na região onde o bando estava escondido no Tocantins. Outros dois, que teriam ajudado na logística do crime, foram capturados em Redenção (PA).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet