Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
13:44:16
informe o texto

Notícias / Política

31/05/2023 às 11:43

Blocos devem indicar nomes para compor Comissão de Ética e julgar Cattani

Max Russi explica que o Legislativo possui uma Comissão de Ética permanente, mas ela só é formada quando provocada

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Blocos devem indicar nomes para compor Comissão de Ética e julgar Cattani

Foto: JL Siqueira / ALMT

Diante do pedido da Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB-MT), a Assembleia Legislativa terá que definir os componentes da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, para poder tocar o processo que deve ser instaurado na Casa de Leis contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

A informação é do primeiro-secretário do Parlamento, deputado estadual Max Russi (PSB). O socialista explica que o Legislativo possui uma Comissão de Ética permanente, mas ela só é formada quando provocada.

“Tem a Comissão de Ética, mas ela e montada quando tem demanda, quando existe uma denúncia ou algo nesse sentido. Agora, como já há essa sinalização, cada bloco indica um representante, ou seja, cada líder de bloco tem a incumbência de indicar um deputado, como é feita nas outras comissões”, explicou o parlamentar.

Atualmente, a Assembleia Legislativa possui cinco blocos formados. O maior deles é o bloco “Assembleia Forte”, composto por Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB), Eduardo Botelho (União), Júlio Campos (União), Sebastião Rezende (União), Paulo Araújo (PP) e Beto Dois a Um (PSB). O líder do bloco é o deputado Dilmar Dal Bosco, que responde ainda pela liderança do governo no Parlamento Estadual.

Os deputados Dr. Eugênio (PSB), Max Russi (PSB), Fabinho Tardin (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos) integram o bloco “Parlamentar Unidos”. Já o bloco “Experiência e Trabalho”  conta com a participação de Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Wilson Santos (PSD), Nininho (PSD) e Diego Guimarães (Republicanos), totalizando cinco parlamentares.

Os deputados do MDB, Janaina Riva, Dr. João, Juca do Guaraná Filho e Thiago Silva formam o bloco “Movimento Democrático Brasileiro”. Por fim, a Casa de Leis ainda conta com o bloco “Direita Democrática” composto por Elizeu Nascimento (PL), Faissal (Cidadania), Cláudio Ferreira (PTB) e Gilberto Cattani (PL).

“Os pedidos são encaminhados à presidência, a presidência encaminha para a Procuradoria da Casa e depois é formada a Comissão de Ética, onde cada bloco indica o seu representante. O bloco do governo que tem um número maior de deputados, indica, no caso, dois representantes. Depois dos blocos indicarem os cinco nomes, esses cinco nomes escolhem o presidente”, complementou Russi.

Na manhã desta quarta-feira, a OAB-MT e a Defensoria Pública do Estado foram ao Parlamento Estadual solicitar providências contra as falas misóginas do deputado estadual Gilberto Cattani (PL).

As entidades pediram que o parlamentar liberal seja afastado da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa até que o processo de punição do parlamentar seja apreciado na Comissão de Ética da Assembleia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet