Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
07:34:08
informe o texto

Notícias / Política

13/06/2023 às 15:50

Mesmo com ampliação do debate, Casa Civil aposta em aprovação do PL da Pesca com folga

Executivo estadual não parece estar preocupado com as alterações que os parlamentares pretendem promover na propositura, uma vez que o substitutivo vem sendo desenhado pelo líder e vice-líder do governo

Kamila Arruda e Jardel P. Arruda

Mesmo com ampliação do debate, Casa Civil aposta em aprovação do PL da Pesca com folga

Foto: JL Siqueira / ALMT

Apesar de todo o imbróglio envolvendo o projeto “transporte zero”, a Casa Civil está confiante na aprovação da matéria por parte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O Governo do Estado acredita que a propositura passará pelo crivo do plenário com folga.

Eles apostam que ao menos 18 deputados estaduais devem aprovar a medida no próximo dia 28, data em que deve ocorrer a votação final do referido projeto.

Além do mais, o Executivo Estadual não parece estar preocupado com as alterações que os parlamentares pretendem promover na propositura uma vez que o substitutivo vem sendo desenhado pelo líder e vice-líder do governo na Casa de Leis, deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco (União) e Beto 2 a 1 (PSB).

Isso, no entanto, não significa que todas as alterações serão acatadas pelo Governo do Estado, especialmente as mudanças que envolvem questões financeiras e orçamentárias.

Na prática, o projeto de lei proíbe o transporte, comercialização e armazenamento de peixes nos rios de Mato Grosso por cinco anos.

Originalmente, a matéria prevê o pagamento de um auxílio aos pescadores profissionais por três anos, contados a partir de 2024, sendo que no primeiro ano o valor seria o equivalente a um salário mínimo, no ano seguinte 50% do salário mínimo, e 25% do salário mínimo no terceiro ano.

No substitutivo, entretanto, os deputados estaduais pretendem garantir que a categoria receba, durante os cinco anos de vigência da medida, um salário mínimo a título de auxílio pecuniário. Além disso, os parlamentares pretendem disponibilizar um incentivo de US$ 10 milhões a toda cadeia da pesca no estado.

Essas alterações devem ser vetadas pelo poder Executivo, tendo em vista que, dias atrás, o próprio governador Mauro Mendes (União) disse que o Governo do Estado não tem lastro para sustentar a questão financeira do projeto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet