Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
13:38:07
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2023 às 13:30

No TCE, vereador anuncia proposta de formulação de cartilha para regulamentar trabalho médico

O encontro contou com a colaboração de demais entidades médicas

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

No TCE, vereador anuncia proposta de formulação de cartilha para regulamentar trabalho médico

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Após visita ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), na última quarta-feira (14), o vereador Luiz Fernando (Republicanos) afirma ter debatido com integrantes da classe médica, aspectos da precarização das condições de trabalho da profissão tanto em unidades do Estado, quanto no município de Cuiabá. Conforme o parlamentar, a ideia é criar uma cartilha para regulamentar o ofício.

“Ali nós falamos da regularização da categoria médica, porque infelizmente, isso se viu no processo de intervenção, onde a falta desses profissionais, tanto nas unidades primárias, quanto nas secundárias e até mesmo nos hospitais em sua grande maioria é pela falta de valorização e remuneração. Contrato esses com empresas terceirizadas. Muitas delas acabam quarteirizando esse serviço, também não pagando devidamente os prêmios sáude e os plantões extras”, explicou o vereador.

De acordo com ele, além de debater o tema com o Conselheiro Guilherme Maluf, que é presidente da Comissão de Saúde no TCE, a discussão se estendeu também a outras figuras da categoria médica, como a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, doutora Lúcia Helena Sampaio, o presidente do Sindicato dos médicos do Estado de Mato Grosso, doutor Adeildo Martins e por fim, doutor Diogo Leite Sampaio, que representa as instituições filantrópicas tanto do Hospital do Câncer, como do hospital  Santa Helena.

Uma das medidas estabelecidas na reunião para melhorar as perspectivas do serviço público com a categoria médica está na elaboração de uma cartilha para regularizar a contratação desses profissionais.

“O próprio conselheiro Guilherme Maluf se propôs a realizar uma cartilha, onde regulamenta toda a questão de contratação de médicos na rede pública, não só de Cuiabá, como também no estado de Mato Grosso. A proposta é que exatamente a formatação dessa cartilha, ouvindo a Câmara Municipal, ouvindo a Assembleia Legislativa, o CRM, o Conselho de Classe médico, ouvindo o sindicato, a Associação Médica também”, explica. 

Dentre outros assuntos debatidos, a falta de concursos públicos em âmbito nacional e municipal, com relação a Cuiabá, também foram discutidos. 

“Foi falado muito a questão do Concurso, da efetivação desses profissionais, porque se a gente parar hoje para ver a quantidade tanto no estado quanto no município de profissionais esses que são efetivos, é muito pouco. Parece que há uma tendência muito grande, tanto no estado como no município, de manter-se a terceirização”, cobrou o vereador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet