Cuiabá, segunda-feira, 01/07/2024
14:21:10
informe o texto

Notícias / Política

23/07/2023 às 10:02

NA MÃO DA MAIORIA

Chico convoca reunião para tratar sobre criação de duas novas cadeiras de vereadores em Cuiabá

Os vereadores retornam das “férias” de julho no próximo dia 1º de agosto e o assunto será prioridade na Casa de Leis

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Chico convoca reunião para tratar sobre criação de duas novas cadeiras de vereadores em Cuiabá

Foto: Câmara de Cuiabá

O primeiro tema a ser debatido pelos vereadores de Cuiabá após o retorno do recesso parlamentar será possível aumento no número de cadeiras na Casa de Leis. A informação é do presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000 (PL), que já está articulando uma reunião com todos os parlamentares para tratar sobre o assunto.

A criação de mais vagas no Legislativo da Capital tem como base a divulgação do censo de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O levantamento apontou que Cuiabá tem 650.912 moradores, o que dá margem para a criação de duas novas vagas na Câmara de Vereadores, uma vez que a Constituição Federal estabelece que cidades com população entre 600 e 750 mil pessoas podem ter até 27 vereadores.

A intenção dos parlamentares é aumentar o número de cadeiras no Parlamento municipal de 25 para 27 vereadores. 

Os vereadores retornam das “férias” de julho no próximo dia 1º de agosto. O chefe do poder Legislativo afirma que não pode tomar essa decisão sozinho.

Vamos reunir os 25 vereadores, colocar a proposta na mesa e eles vão decidir. Eu não vou decidir monocraticamente


“Dia primeiro de agosto voltamos do recesso, vamos reunir os 25 vereadores, colocar a proposta na mesa e eles vão decidir, eu não vou decidir monocraticamente, porque o projeto precisa ir ao plenário e ser aprovado por eles”, enfatizou.

Diante disso, afirma que só irá apresentar a propositura para criação de duas novas cadeiras no Parlamento Municipal, se for a vontade da maioria.

“Nada mais justo e lógico do que isso  ser discutido por todos os vereadores. Se a vontade deles for para que aumente, eu faço o projeto. Se a vontade deles for para que não aumente, eu não faço o projeto”, completou.


Nos bastidores, a maioria dos vereadores já se posiciona favorável à medida. Eles acreditam que isso pode aumentar as chances de eles retornarem ao Legislativo na próxima legislatura, tendo em vista que boa parte deles irá buscar a reeleição no pleito do próximo ano.

Vale lembrar que, para valer para a próxima legislatura, a propositura precisa ser apresentada e aprovada ainda neste ano, tendo em vista que a eleição que definirá quais serão os novos integrantes da Câmara de Cuiabá para o período de 2025-2028, ocorre em outubro do próximo ano.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet