Cuiabá, sábado, 06/07/2024
03:29:23
informe o texto

Notícias / Política

25/10/2023 às 17:32

NÃO PODE PREVARICAR

Câmara recorre de decisão que anulou cassação de Abílio e Chico diz que ação não é pessoal

No início deste mês, a Procuradoria da Câmara impetrou Recurso Especial ao STJ pedindo a revogação da decisão do desembargador Márcio Vidal e pedindo a cassação definitiva de Abílio.

Paulo Henrique Fanaia

Câmara recorre de decisão que anulou cassação de Abílio e Chico diz que ação não é pessoal

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Chico 2000 (PL), afirmou que a decisão de recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo a cassação definitiva do ex-vereador Abílio Brunini (PL) não é pessoal e nem política, mas sim uma medida tomada pela própria Procuradoria Geral da Câmara. De acordo com Chico, a Procuradoria tem o dever de recorrer de qualquer tipo de decisão que seja desfavorável à Câmara, sob o risco de prevaricação.
 
“A Casa no Plenário posicionou-se pela cassação do vereador à época Abílio Brunini. O vereador recorreu em juízo de primeiro grau e foi mantida a decisão da Câmara. O vereador à época recorreu ao Tribunal de Justiça que revogou a decisão da Câmara. Em razão disso, existe uma situação que precisa ser resolvida. Quem está correto? A Câmara, que teve o seu posicionamento mantido pelo juiz de primeiro grau, ou é o Tribunal de Justiça? Em razão disso, a Procuradoria desta Casa ingressou com recurso ao STJ para que o STJ decida. Está correto a Câmara e o juízo de primeiro grau?. Ou está correto a decisão do TJ?. Para que dessa forma, esses processos sejam padronizados internamente aqui nessa Casa”, disse Chico.
 
Abílio teve o mandato de vereador cassado em 2020 por 14 votos a 11. Ele então interpôs uma ação anulatória de atos administrativos que foi negada pelo juiz de primeiro grau. Todavia, em julho do 2022, o desembargador Márcio Vidal concedeu o efeito suspensivo ao recurso de Apelação Civil interposto pelo ex-vereador que pôde concorrer e venceu as eleições para deputado federal.
 
No início deste mês, a Procuradoria da Câmara impetrou Recurso Especial ao STJ pedindo a revogação da decisão do desembargador Márcio Vidal e pedindo a cassação definitiva de Abílio.
 
Embora uma decisão definitiva no STJ favorável à cassação de Abílio possa tirar os direitos políticos do pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Chico 2000, que disputa o mesmo cargo contra Abílio, afirma que isso não é uma jogada política. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet