Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
04:18:08
informe o texto

Notícias / Política

14/05/2024 às 12:16

PESQUISA

Lúdio avaliza critérios definidos pelos dirigentes da Federação a acredita em união do grupo após definição de candidatura

Cada partido ficou de, ao longo desta semana, debater os critérios propostos e uma nova reunião deve ocorrer na semana que vem para fechar questão sobre o assunto

Marina Martins

Lúdio avaliza critérios definidos pelos dirigentes da Federação a acredita em união do grupo após definição de candidatura

Foto: Karen Malagoli

Depois da reunião realizada entre os dirigentes da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o deputado estadual Ludio Cabral (PT) detalhou os critérios que nortearão a escolha do candidato à Prefeitura de Cuiabá no pleito deste ano.

Na noite desta segunda-feira (13), a presidente municipal da Federação, professora Lane Costa (PCdoB), apresentou uma lista de indicadores que os partidos terão que avaliar para tomar uma decisão.

Cada partido ficou de, ao longo desta semana, debater os critérios propostos e uma nova reunião deve ocorrer na semana que vem para fechar questão sobre o assunto.

Em entrevista à Rádio Cultura nesta terça-feira (14), Ludio voltou a dizer que existe um esforço de buscar por consenso e por unanimidade entre o grupo.

"Para que a gente saia desse processo unido, quando anunciarmos, anunciarmos juntos, unidos e fortalecidos. Os critérios foram a análise de pesquisas quantitativas, intenção de voto espontânea, intenção de voto estimulada, percentual de rejeição, análise de capacidade de apoio de outros partidos, ou seja, que candidato, em tese, aglutinaria mais partidos em torno da sua pré-candidatura, avaliação das chapas de vereadores dos partidos tanto da Federação quanto daqueles que estarão no nosso arco, por exemplo o PSD, a Rede Sustentabilidade”, explicou.

Ludio falou ainda sobre a proposta de se fazer uma espécie de consulta, uma prévia às bases, contudo, acredita que, por causa do tempo, a opção não seria viável neste momento.

“No PT nós fizemos esse processo de consulta no ano passado, nós ficamos de setembro até dezembro no processo de mobilização da nossa base, levamos mais de mil filiados às urnas pra poder apresentar as pré-candidaturas [...] 152 delegados decidiram a minha pré-candidatura. Mas se fôssemos adotar um critério semelhante a esse na Federação, nós levaríamos, talvez, mais dois meses, pra tomar essa decisão e o tempo urge”, declarou.

Em Cuiabá, a Federação deve definir até o próximo dia 20 quem vai representar o grupo nas eleições deste ano. Caso não haja consenso até a data, a escolha será feita pela nacional.

“O esforço é pra que a gente tome uma decisão de consenso, para que não haja a necessidade de levamos esse debate para as direções nacionais, pra criarmos esse debate numa outra esfera”, afirmou Ludio.

Vale lembrar que, além do parlamentar, o atual vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) também tenta viabilizar o seu nome internamente para a disputa.

“Como nós estamos nessa novidade institucional chamada Federação, é termos paciência para alcançarmos uma posição de unidade. [...] O racha só favorecer os nossos adversários, da mesma forma que essa demora na decisão também só favorece os nossos adversários”, concluiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet