Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
04:56:49
informe o texto

Notícias / Política

21/05/2024 às 15:34

ANTI-FACÇÃO

Forças de Segurança trabalham para impedir candidaturas patrocinadas pelo tráfico

Pelo menos três pré-candidatos apoiados por facções criminosas já se tornaram alvo de operações e outros estão na mira

Jardel P. Arruda

Forças de Segurança trabalham para impedir candidaturas patrocinadas pelo tráfico

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, afirma que governo de Mato Grosso está trabalhando em várias frentes para tentar impedir pessoas deliberadamente apoiados por facções criminosas de serem candidatos nas eleições municipais de 2024 no estado, bem como tentar impedir a influência dessas organizações de outras formas também.

“Segurança já está trabalhando nesse sentido.  Ela [Sesp] não vai, ela já está. Nós já tivemos ações da Polícia Judiciária Civil através de investigações robustas e que tiveram dois pré-candidatos na capital e um pré-candidato do interior do Estado identificados. E aí estão respondendo processo e isso tudo é trazido à Justiça Eleitoral para que haja essa questão de não candidatura desse tipo de pessoa do crime organizado”, disse Roveri.

A declaração foi dada após o lançamento do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) para as eleições de 2024 em Mato Grosso, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Cuiabá, na tarde de segunda-feira (20). O GGI é uma coordenadoria com a função de garantir a segurança e logística para realização do processo eleitoral, sob liderança da Justiça Eleitoral.

Na ocasião, o próprio comandante da Polícia Militar de MT, coronel Alexandre Mendes, utilizou parte da fala inicial junto ao GGI para chamar a atenção de todas as instituições envolvidas para combater a participação das facções criminosas no processo eleitoral. “Precisamos impedir candidatos das facções criminosas de participar das eleições”, ressaltou.

O secretário César Roveri garantiu que além de tentar acionar judicialmente criminosos com intenção de serem candidatos, outras formas de crimes, como o abuso do poder econômico, será monitorado e combatido pelas forças de segurança através das equipes de inteligência.

“A questão de qualquer outro time de crime ou de influência, temos a saturação de área através de serviço ostensivo da polícia militar, através do trabalho de inteligência que identifica qualquer situação dessa”, afirmou Roveri.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet