Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
02:42:37
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2024 às 15:44

DIVERGÊNCIAS NA DIREITA

PL do Aborto expõe racha ideológico no Partido Liberal de MT

Projeto de lei 1904/24 coloca senador Wellington Fagundes e deputado Barbudo em oposição a Abílio e coronel Fernanda

Jardel P. Arruda

PL do Aborto expõe racha ideológico no Partido Liberal de MT

Foto: Reprodução

O senador Wellington Fagundes, maior liderança do PL em Mato Grosso, se posicionou publicamente contra o projeto de lei 1904/2024, que equipara a pena para mulher que abortar após 22 semanas de gestação a mesma punição de assassinato. Ele usou as redes sociais para deixar clara a sua opinião, que é contrária a dos correligionários e deputados federais Abilio Brunini (PL) e coronel Fernanda (PL).

Enquanto Abílio e Fernanda têm defendido a proposta e assinaram, inclusive, como co-autores, Wellington classificou o projeto de “sem sentido”.

“Sou contra o aborto, mas não acho justo a penalidade de 20 anos para quem aborta. Afinal, a pena do estuprador é inferior! Não faz sentido!”, diz Fagundes, já no início da postagem. “Precisamos de um debate mais justo e equilibrado, que leve em consideração as complexidades e nuances de cada situação, respeitando tanto a vida quanto às circunstâncias vividas pelas mulheres”, completou. 

Ao defender o debate, Wellington também se colocou contra a urgência na votação da referida propositura, visto que esse mecanismo serve exatamente para encurtar o debate, normalmente ocorrido nas comissões temáticas, e dar agilidade à aprovação do projeto com votação a toque de caixa. 

Quem também adotou esse posicionamento foi o deputado federal Nelson Barbudo (PL), o qual assumiu a vaga na Câmara após a morte da deputada Amália Barros (PL). Assim como Wellington, ele disse ser contra o abordo, mas também é contrário a pena da mulher que aborta ser pior do que a do estuprador. 

“Sou contra o aborto, inclusive em casos de estupro quando atingida a 22ª semana de gestão. Mas, não concordo com uma pena de até 20 anos para a mulher enquanto a pena do estuprador for inferior a essa proposta”, diz a postagem de Barbudo.

Vísceras expostas

A diferença de posições de Wellington Fagundes e Nelson Barbudo com Abílio Brunini e coronel Fernanda expõe a divisão de grupos dentro do PL de Mato Grosso. Enquanto os dois primeiros são políticos desde antes do “fenômeno Bolsonaro”, em 2018, os outros dois tem uma carreira completamente ligada ao ex-presidente.

Apesar de Abílio ter iniciado na vida eleitoral em 2016, quando foi eleito vereador por Cuiabá, ele já vinha com a proposta de luta contra o sistema, que foi a mesma encampada por Bolsonaro em 2018. Já Fernanda surge nas eleições complementares ao Senado em 2020 como a candidata apoiada pelo então presidente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Joana 18/06/2024 às 00:00

    Depois esses dois melancia aí (barbudo e Fagundes) não sabem porque são vaiados em todo evento de direita do Mato Grosso. Esquerdistas enrustidos

  • Jose 18/06/2024 às 00:00

    E homicídio sim. A possível vitima de violência sexual não precisa esperar o feto virar ser humano para tomar a decisão de aborta-lo. O que vai aparecer de vitima de violência sexual para assassinar bebes de aproximadamente 5 meses usando essa aberração de lei para justificar justificar o injustificável. Vitimas de violência sexual deve denunciar seu agressores e tomar medicações para evitar a gestação. ou se ja estiver gravidas e sim o aborto mas nas primeiras semanas e não 5 meses depois.

 
Sitevip Internet