Cuiabá, sábado, 29/06/2024
11:42:56
informe o texto

Notícias / Política

19/06/2024 às 17:45

IRREGULARIDADES

José Medeiros pede afastamento de Fávaro e mais dois ministros por leilão do arroz

Deputado defende a abertura de uma CPI para investigar a compra bilionária de arroz

Leiagora

José Medeiros pede afastamento de Fávaro e mais dois ministros por leilão do arroz

Foto: Reprodução

O deputado federal José Medeiros (PL) defendeu nesta quarta-feira (19) que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e os ministros Paulo Pimenta da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul e Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar deveriam ser afastados do cargo de forma preventiva.

“Infelizmente, o ministro Carlos Fávaro não explicou nada. Assim como outros ministros, ele veio com um roteiro pronto e defendeu com veemência que o leilão do arroz foi correto e sem irregularidades. É difícil compreender diante de tantos pontos de interrogações. Por que suspenderam o leilão se não havia irregularidades? E por que a demissão do secretário Neri Geller? […] Se a demissão foi preventiva, então todos os envolvidos deveriam ter sido afastados com a mesma régua da moralidade, incluindo os ministros Fávaro, Pimenta e Teixeira, mas isso não ocorreu. Este é o governo Lula!”, defendeu Medeiros. 

O parlamentar, um dos autores da convocação do ministro da Agricultura, também defendeu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Até o momento, cerca de 150 assinaturas foram coletadas na Câmara dos Deputados, sendo necessárias 171 para abertura da CPI.

Entenda o caso

O Governo Federal destinou R$ 7,2 bilhões para a compra de até 1 milhão de toneladas de arroz importado, sendo que no leilão cancelado seriam adquiridas 263 mil toneladas de arroz. O ministro da Agricultura garantiu que um novo leilão será realizado pelo governo.

Neri Geller (PP) foi exonerado do cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 12 de junho. Embora inicialmente tenha sido divulgado que ele renunciou, na verdade, ele foi demitido.

Fontes próximas a Neri afirmam que ele se recusou a pedir demissão, temendo que isso pudesse ser interpretado como uma admissão de culpa. Geller nega ter influenciado o leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No entanto, um ex-assessor de Geller, Robson Almeida de França, proprietário da Foco Corretora, fundada em 2023 e vencedora de três das quatro empresas do leilão - Zafira Trading, ASR Locação de Veículos e Máquinas Agrícolas e Icefruit Indústria e Comércio de Alimentos - é advogado de Neri na Justiça Eleitoral. Robson também é sócio de Marcelo Geller, filho de Neri, em outra empresa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet