Cuiabá, sábado, 06/07/2024
15:39:33
informe o texto

Notícias / Geral

28/06/2024 às 16:27

LICENÇA CONCEDIDA

Vídeo | Governador anuncia aprovação do Ibama para obras no Portão do Inferno

O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) também já deu o aval para a proposta

Luíza Vieira

<Font color=Orange> Vídeo </font color> | Governador anuncia aprovação do Ibama para obras no Portão do Inferno

Foto: Reprodução

O governador Mauro Mendes (União) acaba de anunciar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta sexta-feira (28) licença que autoriza o início das obras de retaludamento na MT-251, em Chapada dos Guimarães, no trecho popularmente conhecido como Portão do Inferno. 

“Uma boa notícia surgiu sobre o Portão do Inferno, o Ibama acaba de liberar a licença ambiental, quero agradecer muito o presidente do Ibama, presidente do ICMBio”, declarou o governador em vídeo postado nas redes sociais.

O chefe do Executivo estadual, que cumpre agenda nos municípios de Aripuanã e Juruena nesta sexta, agradeceu o empenho da diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Rosa Neide,  de senadores, do secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia e servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Agradecer a Rosa Neide que ajudou bastante nesse processo, deputado Fábio Garcia, nossos senadores Wellington, Margareth, Jayme e todos aqueles que se emprenharam, os profissionais da nossa secretaria de infraestrutura e meio ambiente. Parabéns a todos que ajudaram, agora com a licença na mão, nos próximos dias a obra começa e vamos resolver definitivamente aquele problema do Portão do Inferno. Bora trabalhar!”

O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) também já deu o aval para a proposta do retaludamento do paredão do Portão do Inferno, que consiste em um processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras.

A secretária de Estado de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti chegou a afirmar que as obras serão acompanhadas por um agente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devido à presença de sítios arqueológicos na área.

Com a licença, as obras na região devem ter início já na próxima semana. 

O projeto

O retaludamento, processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras, foi escolhido pela Sinfra- MT, como melhor opção diante dos desmoronamentos frequentes na região do Portão do Inferno que se intensificaram ainda em dezembro de 2023. 

A proposta, conforme a Sinfra, apresentou maior segurança quanto ao risco de desprendimento de blocos e possíveis colapsos na rodovia. Além disso, mostrou ter o custo mais baixo e menor complexidade de execução, portanto, mais rápida. O prazo de liberação da pista é de até 120 dias.

Durante as obras, a rodovia não será totalmente bloqueada, o pare e siga continuará funcionando. O traçado da pista deve sofrer pouca alteração, com um recuo em relação ao viaduto hoje existente. Desta forma, a curva também passa a ser suavizada, melhorando a segurança no trânsito.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mauro Mendes (@mauromendesoficial)

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet