Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
01:31:40
informe o texto

Notícias / Política

07/07/2024 às 09:10

DISPUTA INTERNA

Briga pela primeira secretaria movimenta bastidores da AL

Isso porque dois parlamentares governistas estão travando uma disputa pela vaga: Janaina Riva (MDB) e Beto Dois a Um (PSB)

Kamila Arruda

Briga pela primeira secretaria movimenta bastidores da AL

Foto: Reprodução

O cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora para o próximo biênio está movimentando os bastidores da Assembleia Legislativa. Isso porque dois parlamentares governistas estão travando uma disputa pela vaga. Trata-se de Janaina Riva (MDB) e Beto Dois a Um (PSB).

Enquanto a emedebista aposta em seu bom traquejo com os demais colegas de parlamento, o vice-líder do governo tem o apoio e o incentivo do Palácio Paiaguás. O resultado disso: uma disputa interna acirrada.

Inicialmente, estava tudo certo para que o posto fosse ocupado por Janaina, que vem trabalhando para tanto desde o ano passado. Os parlamentares, contudo, não contavam com a interferência direta, porém discreta, do governo do Estado, que busca emplacar Beto para não deixar o cargo nas mãos da emedebista.

Isso porque se trata de um cargo importante, que fica responsável pelo ordenamento das despesas da Casa de Leis. Apesar de ser aliada do governo estadual, Janaina não conta com a confiança plena dos membros do Executivo de Mato Grosso, ainda mais porque pretende disputar a eleição de 2026 para senatória, mesmo cargo almejado pelo governador Mauro Mendes (União), já que não poderá mais disputar a reeleição.

Ao contrário de Beto, que é aliado do atual chefe do Executivo estadual desde que ele era prefeito de Cuiabá.

Diante de todo esse imbróglio, a tendência é que o atual presidente do Legislativo mato-grossense Eduardo Botelho (União) e o postulante a presidente, deputado estadual Max Russi (PSB), fiquem de fora dessa disputa.
 
“Tem uma disputa aqui entre Janaína e Beto. Eu já comuniquei que eu estou fora dessa briga, quem tiver o maior número possível de votos leva. Chamei também o deputado Max e falei: ‘Max, vamos ficar eu e você fora'. Assim, os 12 que sobram, eles decidem aí quem vai”, disse Botelho na última quarta-feira (3).
 
O parlamentar, contudo, afirma que irá votar, mas não revela em quem.

“Eu voto, mas não vou falar meu voto. Acabei de falar aqui que eu tô fora que não tenho preferência nenhuma”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet