Cuiabá, segunda-feira, 08/07/2024
13:48:19
informe o texto

Notícias / Política

05/07/2024 às 11:30

DIRETO AGRÁRIO

Ex-presidente da OAB-MT atua na mesma área em que Zampieri militava

Renato Nery é advogado do setor agrário em Mato Grosso, assim como o advogado executado na porta de seu escritório, no ano passado, em razão de uma disputa por propriedade em MT

Natacha Wogel

Ex-presidente da OAB-MT atua na mesma área em que Zampieri militava

Foto: Reprod

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Renato Gomes Nery, que sofreu um atentado a tiros na manhã desta sexta-feira (5), em frente ao prédio onde funciona seu escritório, em Cuiabá, também atua no Direito Agrário no Estado. A informação aumenta a semelhança do fato com o caso da execução do advogado Roberto Zampieri, assassinado em frente ao seu escritório, em Cuiabá, no final do ano passado. Ele atuava na mesma área.

O motivo da morte de Zampieri apresentado pelas autoridades no inquérito policial foi justamente a disputa por uma propriedade rural localizada em Paranatinga (375 km de Cuiabá), avaliada em R$ 6 milhões. Um casal de fazendeiros chegou a ser preso como mandantes do crime.

Para o crime contra Zampieri, um pistoleiro, Antônio Gomes da Silva, foi contratado por um terceiro, financiado pelo coronel reformado do Exército Brasileiro, Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, que se encontra preso no 44° Batalhão de Infantaria Motorizada, em Cuiabá. O executor também segue preso na Capital, assim como o intermediador,
Hedilerson Fialho Martins Barbosa. Eles são de Minas Gerais.

O crime foi planejado e o pistoleiro ficou aguardando o momento certo de executar a vítima quando saía de seu escritório, no bairro Bosque da Saúde, no fim do expediente, no dia 5 de dezembro passado. A pé, ele simplesmente se aproximou do vidro do veículo em que estava Zampieri e fez os disparos, fugindo em seguida.

Desta vez, a tentativa de assassinato de Nery foi executada por dois homens. Um deles ficou aguardando a movimentação do advogado para desferir os disparos, sete ao todo, conforme projéteis recolhidos no local.

A OAB-MT emitiu nota cobrando celeridade das autoridades da Segurança Pública para prisão dos criminosos e solução do caso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet