Cuiabá, segunda-feira, 15/07/2024
20:27:19
informe o texto

Notícias / Política

14/07/2024 às 14:35

SISTEMA PENAL

Para endurecer leis penais, sistema carcerário precisa passar por reforma, destaca deputado

Reforça a necessidade de ressocialização dos detentos para evitar reincidência nos presídios

Luíza Vieira

Para endurecer leis penais, sistema carcerário precisa passar por reforma, destaca deputado

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Tidas como ‘muito frouxas’ pelo governador Mauro Mendes (União), as leis penais precisam ser mais rígidas para inibir o avanço da criminalidade no estado, ao que o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB) concorda, mas acredita que essa seria só ‘a ponta do iceberg’. Ele acrescenta que primeiro é necessária uma reforma no sistema carcerário para garantir a ressocialização dos detentos e menor índice de reincidência.

“Acho que penas mais rígidas são positivas, mas elas não adiantam de nada se não tiver uma reforma do sistema carcerário e penitenciário”, destacou em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (9).

Segundo o 16° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2022, Mato Grosso possui 1,2 mil presidiários a mais nas prisões do que o número de vagas disponíveis. Ao que o deputado argumenta que com o avanço das ações de facções criminosas nos centros de detenção, presos que são libertos tendem a reincidir devido ao processo de ressocialização ser falho.

“Ninguém vai sair ressocializado de lá, sabemos que as organizações criminosas tomam conta dos presídios, o cidadão quando entra lá, às vezes por delitos de menor potencial ofensivo, saem de lá mais capacitados para o crime. Esse é um problema de um buraco muito mais embaixo do que simplesmente jogo de palavras e efeito para as câmeras. Mas, a pena mais rígida é natural e vem a ser positiva”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet