Cuiabá, segunda-feira, 15/07/2024
22:47:29
informe o texto

Notícias / Política

15/07/2024 às 09:10

INCÊNDIO AVASSALADOR

Pré-candidatos a prefeito de Cuiabá se mobilizam para ajudar na reconstrução do Shopping Popular

Enquanto Botelho buscar viabilizar recursos e apoio do governo do Estado, Lúdio tenta auxílio federal

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Eloany Nascimento

Pré-candidatos a prefeito de Cuiabá se mobilizam para ajudar na reconstrução do Shopping Popular

Foto: Eloany Nascimento/Leiagora

Os pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT) lamentaram o incêndio que destruiu o Shopping Popular na madruga desta segunda (15) e afirmaram que já estão estudando medidas para auxiliar as famílias e comerciantes que perderam suas bancas e estoques de mercadorias para o fogo. Eles, inclusive, estiveram pessoalmente no local para prestar solidariedade a Associação e aos comerciantes.

“Uma tragédia para centenas de famílias que tiram seu sustento naquele lugar, que já faz parte da história de Cuiabá. (...) Nos vamos fazer uma reunião as 10 horas no Palácio e já estamos pensando em algumas coisas. Vamos discutri a forma que temos que fazer. É o momento de unir todos em prol dessa reconstrução. Vamos deixar as eleições, esquecer que tem candidatos e vamos trabalhar todos unidos”, disse Botelho, que ainda afirmou que irá solicitar a partiipação da bancada federal.

"É uma tragedia que abala a todos cuibanaos. O Shopping já faz parte da nossa história. Vamos levantar quanto vai ser a reconstrução, e dái colocamos valor. Com certeza o governo do Estado vai aportar recursos, e a Assembleia também vai participar", completou o presidente da Assembleia Legislativa.

Por sua vez, o deputado e médico sanitarista destacou que irá se reunir ainda nesta tarde com membros da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) a fim de buscar por linhas de créditos que possam auxiliar os comerciantes em um possível recomeço, após a tragédia.

Ele afirma ainda que pretende convocar uma sessão extraordinária na ALMT, visto que o parlamento está de recesso, para que com a ajuda dos pares demais medidas possam ser pensadas.

“Eu estava falando com a superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste (Sudeco) que tem linhas de crédito para micro e pequenas empresas. Eles vão precisar. Além de reconstruir o shopping, precisam recuperar os estoques de produtos, a recuperação disso aqui levará meses. Precisam de um outro local onde possam trabalhar provisoriamente, principalmente recuperar seus estoques e a única forma rápida é por meio de linhas de crédito”, declarou Lúdio que ainda completa:

“Talvez seja necessário fazermos uma convocação extraordinária na Assembleia, para que o parlamento estadual, com as ferramentas que tem, possa apoiar as famílias que vivem e sobrevivem aqui do Shopping”.

O vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa lamentou o ocorrido e garantiu que o prédio estava com os alvarás de funcionamento em dia. “Tudo regular, 100% regular. Todos com alvará, todos com a documentação exigida”, declarou.

O ex-prefeito da Capital e atual deputado estadual Wilson Santos (PSD) aposta em um apoio do Governo Federal à população cuiabana, assim como houve nas enchentes do Rio Grande do Sul, em que diversas famílias ficaram desabrigadas. Ele afirma já ter conversado com o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e acredita na ‘volta por cima’ da população afetada.

“Vejo tragédias como oportunidades de crescimento e se tem uma gente em Cuiabá que já deu várias vezes a dar a volta por cima, são os trabalhadores informais, os chamados camelôs. Eu não tenho nenhuma dúvida de que em breve nós teremos um prédio maior, mais bonito que esse aqui. O Governo Federal através do ministro Fávaro já mandou a mensagem. O deputado Fábio Garcia já mandou outra mensagem”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet