Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
02:22:21
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

04/07/2018 às 12:45

PF investiga cartel e fraude em licitações na área de saúde

Rafael Costa

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quarta-feira (04), oito mandados de prisão em São Paulo. A ação da força-tarefa da Lava Jato é um desdobramento da Operação Fatura Exposta e denominada de ?Operação Ressonância?, que tem como objetivo desarticular organização criminosa voltada à formação de cartel e à fraude em licitações para o fornecimento de equipamentos médicos e materiais hospitalares para a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e para o Instituto Nacional de Traumatologia (INTO).

Os mandados foram cumpridos na Vila Ipojuca, Zona Oeste de São Paulo, e na sede da Philips, em Barueri, na Grande São Paulo. Dois executivos da empresa são alvos da ação. Na ação desta quarta-feira, são investigadas 37 empresas pelos crimes de formação de cartel, corrupção, fraude em licitações, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Em um pronunciamento divulgado à imprensa, a PF não confirmou o nome das empresas investigadas, disse apenas que uma ?grande empresa do ramo de fornecimento de materiais e equipamentos médicos? agia de forma irregular, mantendo-se sob influência do corpo diretor do Into.

?O objetivo dessa atuação seria direcionar os vencedores e os valores a serem pagos nos contratos de fornecimento do Instituto. Outras empresas interessadas em participar das licitações precisavam passar a integrar o cartel coordenado por essa grande empresa do ramo para ampliar as chances de sucesso?, disse a PF.

Aproximadamente 180 policiais federais cumprem 13 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária e 43 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Minas Gerais e no Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pela 7° Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e também foi determinada a intimação de um ex secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com informações da PF.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet