Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
11:57:16
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/10/2018 às 18:07

Região 2 de Mato Grosso entra no vazio sanitário do algodão

Bruno Bortolozo

A Região II de Mato Grosso entrou no vazio sanitário do algodão nesta semana (desde segunda, dia 15) e vai até 14 de dezembro. Na Região I o período proibitivo começou em 1º de outubro e segue até 30 de novembro. Durante o vazio, não podem haver restos de algodão em nenhum local. O objetivo do período proibitivo é o controle de um inseto que possuí o maior potencial de dano à cultura e tem maior incidência: o bicudo-do-algodoeiro.

A fiscalização será realizada por equipes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Os fiscais olharão ainda se em algum local existem plantas com ?risco fitossanitário?, que são plantas do algodoeiro tigueras acima do estádio V3, além de plantas rebrotadas, conhecidas como soqueiras, com mais de quatro folhas por broto ou presença de estruturas reprodutivas (botão floral, flores, maçãs e capulhos).

De acordo com o Indea, quem descumprir a legislação pagará multa de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF), ou seja, cerca de R$ 300 reais, mais 2 UPF, R$ 137,76 cada, por hectare de planta não eliminada.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet