Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
13:49:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

02/11/2018 às 17:33

Aprosoja e Acrimat reafirmam posicionamento contrário ao Fethab 2

Bruno Bortolozo

As diretorias da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) se reuniram com o governador eleito de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), nesta semana, para discutirem a continuidade do Fundo Estadual de Habitação e Transporte (Fethab) 2.

O presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, afirmou que os produtores de soja são contrários que se dê sequência ao fundo, que termina no dia 31 de dezembro de 2018. ?Não podemos mais ser onerados, o agricultor já está com as margens apertadas e isso pode inviabilizar a produção de grãos. Além disso, o Fethab 2 não cumpriu a finalidade para qual foi criado, desviando seus recursos para outras áreas diversas da infraestrutura.?

Houve cobrança por parte dos representantes do setor agropecuário para que haja uma gestão eficiente no novo governo, com enxugamento da máquina e melhor aplicação do dinheiro público. Mendes se comprometeu a detalhar o plano de governo e as ações para o arrocho com brevidade.

O diretor financeiro da Acrimat, Oswaldo Pereira, afirma que diante dos problemas apresentados pelo novo governador, como o déficit público, a renovação do Fethab 2 e oneração do setor produtivo não serão as soluções. ?É necessária a redução do tamanho do Estado, como o enxugamento da máquina, por exemplo. Não é um setor apenas que vai ter que arcar com toda essa conta.?

O próximo passo da Aprosoja será enviar ao governador eleito, o documento ?Rodovias Prioritárias de MT?, destacando as 15 principais rodovias do estado que precisam ser pavimentadas para melhorar o escoamento da produção agrícola e o trânsito dos cidadãos moradores daquelas regiões.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet