Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
13:35:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/11/2018 às 20:34

Presidente de trading chinesa fará palestra em Mato Grosso nesta semana

Bruno Bortolozo

Produtores rurais, lideranças do agronegócio, empresários e outros profissionais do setor, além de pessoas interessadas em conhecer o mercado, poderão participar de uma palestra que será realizada nesta quinta-feira (8), em Cuiabá, ministrada pelo presidente executivo da trading chinesa Hopefull Grain and Oil, Lin Tan.

O evento é gratuito e o tema abordado pelo gestor será ?O mercado de soja em época de conflito comercial. O grupo, comandando por Lin Tan, trabalha com importação e processamento de soja. O presidente é encarregado de atuar nos negócios internacionais e também novos negócios da empresa. Tan é mestre e doutor em Economia Agrícola pela Universidade de British Columbia e pela Universidade Florestal da China.

O gestor já foi professor e pesquisador da Universidade de Agricultura da China e trabalhou cinco anos na área de projetos de alimentos e agricultura para empresas multinacionais e organizações internacionais.

O palestrante da semana é ainda professor filiado à Universidade Agrícola da China e dá aulas sobre Comércio Internacional e Produtos Agrícolas em um Programa de MBA, além de atuar como correspondente Chinês da DTN, que é uma empresa de mídia agrícola baseada nos Estados Unidos.

Ele ainda é membro da Associação Chinesa de Economistas Agrícolas. Mato Grosso tem a China como o maior cliente comprador de soja, entre outras culturas produzidas no estado.

Em setembro os asiáticos adquiriram 31% da produção exportada. O Irã, que aumentou em 463% a participação nas compras, é o segundo que mais importa de Mato Grosso, com 24% do total.

Os outros países são a Holanda, com 5,1%, a Tailândia, com 4,6% e a Espanha, com 4%. O saldo de Mato Grosso na balança comercial é de U$ 14,3 bilhões. Isso significa que o estado exportou U$ 15,4 bilhões e importou pouco mais de U$ 1 bilhão de importação.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet