Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
12:52:38
informe o texto

Notícias / Política

13/04/2020 às 12:02

Projeto na Assembleia Legislativa vai definir punições para quem não usa máscara em MT

A partir desta segunda-feira o uso de máscara passou a ser obrigatório no estado, porém nem todos aderiram ainda.

Camilla Zeni

Projeto na Assembleia Legislativa vai definir punições para quem não usa máscara em MT

Foto: Assessoria

O governo de Mato Grosso finaliza, nesta semana, um projeto de lei para tornar obrigatório o uso de máscaras ao sair na rua. A medida, que já é obrigatória desde esta segunda-feira (13), visa a prevenção ao novo coronavírus no estado.

Apesar de ter instituído a obrigatoriedade do equipamento para empresas públicas e privadas que seguem em atividade, o governador Mauro Mendes (DEM) não firmou entendimento sobre qual será a sanção àqueles que desobedecerem a norma. É que, na realidade, ela ainda precisa tornar lei para que multas possam ser aplicadas.

Conforme o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, o tipo de sanção a qual os cidadãos infratores poderão ser submetidos ainda é estudado pelo governo.  Por enquanto, o Estado trabalha com conscientização da população sobre a importância das máscaras.

A expectativa é de que o projeto seja votado e sancionado já na próxima semana, quando se intensifica o pico de contaminação do vírus. Atualmente os deputados estaduais estão se reunindo sempre em um único dia da semana, com sessões extraordinárias durante todo o dia.

Cenário local
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, Mato Grosso registra 123 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, o secretário reconheceu que há subnotificação da doença e que a projeção aponta para, na realidade, mais de 1.230 pessoas infectadas. 

Em coletiva na manhã desta segunda-feira, Figueiredo também observou que milhares de mato-grossenses já estão infectados com o vírus, sem nem mesmo saber. Isso porque nem todos apresentam sintomas da doença. Contudo, todos os infectados a transmitem. Por isso a determinação do isolamento social.

Além dos casos confirmados, Mato Grosso também já contabiliza quatro mortes pela doença. 

O primeiro paciente foi identificado no dia 3 de abril, em Lucas do Rio Verde, em um homem de 54 anos. O segundo aconteceu em Cáceres, no dia 9, com um idoso de 82 anos. Já o terceiro caso foi registrado nesse sábado (11), em um homem de 34 anos. Ele não tinha histórico de doença, como os outros dois pacientes. E nesta segunda o quarto óbito foi confirmado no município de Rondonópolis em uma paciente de 72 anos. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet