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Notícias / Agro e Economia

30/04/2020 às 17:15

Faturamento de empresas de bebidas alcoólicas cai 71% na 1ª quinzena de abril

A queda média no faturamento da segunda quinzena de março foi de 52%.

Leiagora

Faturamento de empresas de bebidas alcoólicas cai 71% na 1ª quinzena de abril

Foto: Ilustrativa

A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) aponta uma queda média de 71% no faturamento das empresas de bebidas alcoólicas na primeira quinzena de abril. Para a presidente-executiva da instituição, Cristiane Foja, a diminuição de vendas está intimamente ligada ao fechamento de bares e restaurantes. No entanto, ela comenta que o consumo destes produtos costuma reagir imediatamente à renda dos brasileiros.

"A bebida alcoólica é um complemento ao convívio social, às celebrações e aos encontros festivos. No isolamento social, não há esta interação em larga escala", diz Cristiane aoBroadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Uma pesquisa encomendada pela Abrabe à KPMG, em outubro de 2019, mostrou que 61% do consumo de bebidas alcoólicas acontece em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos.

Mas, para além do fechamento destes estabelecimentos, a recessão econômica que se desenha para os próximos meses também deve influenciar o padrão de consumo dos brasileiros quando se trata de bebida. "Quando há uma crise econômica no País, os consumidores fazem um down-grade de produtos ou, ainda, acabam acessando bebidas provenientes do mercado ilegal. Vimos isso em 2014 e 2015", comenta Cristiane.

A queda de faturamento registrada de 1 a 15 de abril nas empresas do ramo é maior que a da última pesquisa. A queda média no faturamento da segunda quinzena de março foi de 52%. A pesquisa foi feita junto às empresas associadas para acompanhar a evolução do impacto econômico devido à covid-19.

 
Estadão Conteúdo 
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