Cuiabá, segunda-feira, 01/07/2024
11:42:03
informe o texto

Notícias / Geral

20/07/2020 às 16:10

Toque de recolher é prorrogado até 03 de agosto em Cuiabá

Com 57 atividades essenciais em funcionamento, gestor busca estratégias para manter isolamento social em Cuiabá

Alline Marques

Toque de recolher é prorrogado até 03 de agosto em Cuiabá

Foto: Gustavo Duarte

Para conter o avanço da pandemia na Capital e aumentar o isolamento social, a Prefeitura de Cuiabá informou que prorrogou o toque de recolher até o dia 03 de agosto. Decreto será publicado nesta terça-feira (21).

O prefeito Emanuel Pinheiro admitiu em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) que a quarentena obrigatória em Cuiabá é uma ilusão e na prática não tem funcionado. Portanto, ele vem buscando estratégias para manter a população em casa, aumentar a taxa de isolamento social e conter a propagação do vírus. O toque de recolher é uma das ações e foi instituído ainda em junho e agora será prorrogado até o dia 03 de agosto, no horário das 20h às 05h.

Além disso, a prefeitura passará a multar o cidadão que descumpri com a quarentena em R$ 609. Isto porque, conforme o secretário de Ordem Pública Leovaldo Salles, as medidas de conscientização já não estavam surtindo efeito. 

O prefeito pontuou ainda que com a decisão da quarentena 57 atividades essenciais estão funcionando com horário que funcionavam no período anterior à pandemia. "Como que controla? É uma cidade com cara de atividade normal e está com atividade normal. (...) Essa medida judicial sem nenhum viés técnico tem dobrado o trabalho da Prefeitura”, pontuou Pinheiro.

Antes mesmo da decisão judicial que implementou a quarentena coletiva obrigatória no Município, Cuiabá já havia adotado medidas de contenção a propagação da covid-19. Foi em 25 de março que o primeiro decreto passou a valer na cidade e fechou o comércio por aproximadamente 40 dias, instituindo o início do período de isolamento social.

Escolas também suspenderam suas aulas. Indústrias e atividades de entretenimento foram paralisadas para evitar o colapso da saúde pública e preservar a vida da população.

Com a situação sendo acompanhada de perto pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e, com base em análises técnicas do avanço da doença foi que iniciaram-se os planos para retomada gradativa das atividades.

Estudos embasaram a implantação de horários alternativos de funcionamento para cada setor econômico. O toque de recolher foi iniciado e as ações de fiscalização foram intensificadas para coibir aglomerações, mesmo em condomínios. 

 
Com informações da Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet