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Notícias / Política

24/07/2020 às 18:23

Alta demanda no Centro de Triagem revela fracasso da atenção básica, diz Mauro

Das 400 atendidas, todas eram de Cuiabá. Dessas, 182 testaram positivo para o novo coronavírus e 288 saíram do local com o kit de medicação, após prescrição médica.

Eduarda Fernandes

Alta demanda no Centro de Triagem revela fracasso da atenção básica, diz Mauro

Governador Mauro Mendes

Foto: Christiano Antonucci / Secom - MT

No primeiro dia de funcionamento oficial do Centro de Triagem da Covid-19, montado na Arena Pantanal, em Cuiabá, cerca de 400 pessoas foram atendidas. Houve longas filas, o que gerou críticas à iniciativa do Governo do Estado. Em coletiva de imprensa virtual concedida na tarde desta sexta-feira (24), o governador Mauro Mendes (DEM) disse que a alta demanda é reflexo direto do “fracasso” da atenção básica ofertada na região metropolitana, principalmente na Capital.

“A primeira pergunta que acho que todos nós devemos fazer é a seguinte: por que as pessoas estão procurando o centro de tratamento da covid do Governo do Estado? Se a atenção básica das prefeituras daqui, principalmente Cuiabá, tivesse funcionando, elas não precisariam ir lá. Elas iriam ao seu bairro, na sua UPA, na sua policlínica, no seu Programa de Saúde da Família, consultariam com um médico, pegariam o remédio e iriam embora para casa. Seria um fracasso a iniciativa do governo do Estado. A quantidade de procura que nós estamos tendo na Arena é diretamente proporcional ao fracasso da atenção básica nas cidades aqui próxima de nós, principalmente Cuiabá”, alfinetou.

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Após a indireta ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em mais um capítulo da troca de farpas entre os gestores, Mauro amenizou o tom avaliando que a crítica é um ponto natural da democracia.

Em seguida, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, acrescentou que já era esperado que no primeiro dia houvesse uma procura maior, diante da defasagem no atendimento na atenção básica. “É lógico que nos primeiros dias a população que não estava sendo assistida vai correr. Ninguém precisa ir às 3h da manhã. Se todas as unidades básicas estivessem atendendo, não precisaria”.

Segundo informações divulgadas pelo governo, no primeiro dia, essa quinta (23), os médicos prescreveram exames de tomografia para dois pacientes e um foi encaminhado para internação via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme dados do sistema de cadastro do complexo, todos os pacientes deste primeiro dia de atendimento eram residentes de Cuiabá. Das 400 atendidas, 182 testaram positivo para o novo coronavírus e 288 saíram do local com o kit de medicação, após prescrição médica.

O Centro de Triagem é uma ação de auxílio à Atenção Básica, que é uma atribuição das gestões municipais. A iniciativa é uma das medidas já adotadas pelo Governo do Estado como forma de evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e pronto-socorro.

Como funciona
O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

O Centro conta com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.

Outro lado
Sobre a declaração do governador Mauro Mendes sobre a rede básica de saúde de Cuiabá, a prefeitura emitiu a seguinte nota:

- É lamentável que o governador, que foi prefeito da Capital na gestão anterior, classifique os serviços prestados nas unidades básicas de saúde como “fracasso”.

-Antes de tudo, é um desrespeito imenso aos profissionais de saúde, que diariamente se empenham em oferecer à população o melhor atendimento possível, ainda mais em tempos de pandemia.

-Esses profissionais não têm medido esforços para seguir trabalhando, mesmo abalados com o desfalque de colegas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e/ou contraíram a doença.

-A gestão Emanuel Pinheiro está resgatando todos os esqueletos de obras deixadas pelas gestões anteriores.

-A Prefeitura de Cuiabá, mesmo depois da quarentena coletiva obrigatória, continuou melhorando e ampliando a rede básica de saúde, entregando, de junho para cá, as reformas da Clínica de Saúde da Família do CPA 1 com odontologia e hora estendida até as 21 horas, da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Independência e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha. 

-Ao todo a gestão atual reformou e climatizou 70% das unidades básicas; realizou a ampliação dos serviços do Consultório na Rua; realizou o remapeamento das micro áreas de abrangência dos agentes comunitários; capacitou todos os agentes comunitários de saúde, que receberam tablets, uniformes novos e protetor solar; implantou o Projeto AMOR (atendimento Rural), cobrindo 100% da zona rural, entre várias outras ações.

-Apenas neste ano, de janeiro a junho, foram realizadas 141.250 consultas médicas e de enfermagem nas unidades Básicas. No mesmo período foram realizados 276.557 procedimentos em pacientes nos PSFs e Centros de Saúde.

-Além disso, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta quinta-feira (23), o 1º Centro de Referência para Covid-19 da Atenção Básica, no Centro de Saúde Ana Poupina. Durante a pandemia, o local atenderá em horário estendido até as 21h, exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal. O local oferece teste rápido e teste RT-PCR e também disponibiliza o Kit Covid-19, de acordo com a avaliação médica.

-Ainda na rede básica, desde terça-feira (21), a Capital conta com a entrega do kit Covid-19 em 15 unidades, visando o tratamento precoce de pacientes com sintomas iniciais da Covid-19.

-Vale lembrar que, em outras redes de Atenção à Saúde, a Prefeitura de Cuiabá zerou a fila de espera por leitos de UTI de pacientes da Covid-19, com a abertura de 40 leitos no Hospital Referência na semana passada, além da abertura da UPA Verdão, como retaguarda para o Hospital de Referência. Se não fosse isso, até hoje a população mato-grossense estaria sofrendo com o colapso na saúde, haja vista a falta de apoio porque passam os municípios do interior, onde o coronavírus tem se proliferado com mais intensidade.

-Como mostram os noticiários locais, o Centro de Triagem da Covid-19 inaugurado pelo governo do Estado na Arena Pantanal funciona com fila quilométrica formada não somente por cuiabanos, mas também dezenas de moradores de outras cidades da Baixada cuiabana.

-A Prefeitura de Cuiabá valoriza os seus profissionais da saúde, por exemplo, oferecendo apoio psicológico com o programa “Cuidando de Quem Cuida da Gente”, e agradece todo o esforço que tem empregado no combate à pandemia.

Luiz Antonio Pôssas de Carvalho – Secretário Municipal de Saúde
Luiz Gustavo Raboni Palma – Secretário adjunto de Assistência em Saúde
Miriam Naschenveng – Diretora de Atenção Básica
Jacqueline Miliosi - Coordenadora Atenção Básica
Frances Olivia Loiola – Coordenadora de Programas Especiais
Wellington Assunção Ferreira – Coordenador de Programas Estratégicos
Jocineide  Neves Santana Carvalho  – Coordenadora da Regional Leste
Creuzinalda Costa Ferreira  – Coordenadora da Regional Oeste 
Gilson Guimarães de Sousa – Coordenador da Regional Norte
Tércio Antônio de Resende – Coordenador da Regional Sul
Marinete Ribeiro – Coordenadora da Regional Rural
Weverton Rayder – Diretor técnico de Gestão
Renei Lara – Coordenador de Saúde Bucal
Lucas Granada – Coordenador de Clínicas Odontológicas
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