Cuiabá, sexta-feira, 05/07/2024
23:36:32
informe o texto

Notícias / Geral

13/08/2020 às 18:00

Profissionais do Centro de Triagem denunciam falta de pagamento de salário

SES informa que, assim que contratados, profissionais foram comunicados de que o contrato havia sido firmado depois do fechamento da folha de pagamento.

Eduarda Fernandes

Profissionais do Centro de Triagem denunciam falta de pagamento de salário

Centro de Triagem

Foto: Jana Pessoa / Setasc-MT

Profissionais lotados para trabalhar no Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá, reivindicam o recebimento do salário proporcional aos dias trabalhados no mês de julho. A iniciativa do Governo do Estado começou a funcionar em 22 de julho, sendo aberto ao público no dia seguinte.

O Leiagora conversou com três profissionais que atuam no local e pediram para ter a identidade preservada. Vamos chamá-las nesta matéria pelos nomes fictícios Maria, Ana e Rosa.

Maria relata que foi aprovada em processo seletivo e começou a trabalhar na Santa Casa de Cuiabá em 14 de julho. Posteriormente, foi cedida para trabalhar no Centro de Triagem a partir do último dia 22. Ela conta que não recebeu salário referente aos dias trabalhados em julho e a informação que recebeu do setor de RH foi que esse período somente será pago em setembro, junto com o salário referente ao mês de agosto.

“Eu estou só pela misericórdia de Deus. Porque eu esperava o pagamento para o dia 10 deste mês e aí eles chegam e falam que não, que é só dia 10 do mês que vem. Amanhã faz um mês que estou trabalhando, então esperava receber pelo menos os dias trabalhados, igual os servidores da Santa Casa receberam”, conta.

Ana, por sua vez, diz que a situação acontece com todo o pessoal que entrou pelo processo seletivo e começou a trabalhar no dia 22, não sabendo informar se o mesmo aconteceu com os médicos que atuam no Centro.

Rosa, no entanto, afirma que ninguém recebeu pagamento proporcional de salário pelos dias trabalhados em julho, nem mesmo os médicos. “A gente começa trabalhar contando que vai receber, ninguém quer trabalhar de graça. Agora, ninguém dá um posicionamento, não dão certeza. Eu tô com minhas contas todas atrasadas em casa, esperava pelo menos receber os plantões que fiz em julho. A gente dá um duro danado, faz plantões de 12 horas pra não receber nada? Nem nosso nome foi publicado em diário ainda. Se der dia 10 de setembro e não cair dinheiro do governo, dia 11 eu não piso mais aqui”, assegura.

Outro lado
O Leiagora solicitou esclarecimento sobre essa situação à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Por meio de nota, a pasta informou que, assim que contratados, os profissionais que atuam no Centro de Triagem da Covid-19 foram comunicados de que o contrato havia sido firmado depois do fechamento da folha de pagamento, mais precisamente no dia 22 de julho.

“Levando em consideração que a folha fecha no dia 20 de cada mês, a remuneração será efetivada no mês de setembro, sem qualquer prejuízo de valor para os profissionais”, comunica a secretaria. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet