Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
11:56:46
informe o texto

Notícias / Política

16/08/2020 às 15:00

PSOL tem três nomes para Prefeitura e procurador Mauro deve se manter na disputa ao Senado

“No partido há essa discussão sobre quais candidaturas serão lançadas, sem uma definição ainda, podendo ocorrer tanto à candidatura a prefeito quanto a senador”, declara.

Eduarda Fernandes

PSOL tem três nomes para Prefeitura e procurador Mauro deve se manter na disputa ao Senado

Procurador Mauro

Foto: Reprodução

“Não há como falar em desistência”, assegura o Procurador Mauro (PSOL) ao ser questionado sobre a possibilidade de deixar a corrida ao Senado para concorrer à Prefeitura de Cuiabá.

Em entrevista ao Leiagora, pontua que com o adiamento e posterior cancelamento da Eleição Suplementar para o Senado, as articulações políticas foram reiniciadas. “No partido há essa discussão sobre quais candidaturas serão lançadas, sem uma definição ainda, podendo ocorrer tanto à candidatura a prefeito quanto a senador”, declara.

Leia também - Prefeita de Sinop anuncia que irá a reeleição neste ano

Procurador Mauro diz que não há um fato específico que o fará definir qual caminho seguir. Evita sinalizar sua decisão ao comentar que seguirá analisando os cenários e a conjuntura política até a convenção, que provavelmente será realizada em 16 de setembro.

Contudo, ao ser questionado sobre qual seria o nome para disputar o Senado em seu lugar, caso opte pela prefeitura, não respondeu. Por outro lado, informou que, apesar de as discussões estarem em fase inicial, “por ora estão colocados os nomes do Gilberto Lopes, do Moisés Franz, do Dr. José Roberto” para a Prefeitura de Cuiabá, sem se inserir na lista. Deste modo, subentende-se que Procurador Mauro tem uma leve preferência pelo Senado.

Ainda considerando encarar a disputa pela vaga no Senado, ele comenta também não estão definidas as suplências. Além disso, ele descarta qualquer coligação. “De todo modo, é certo que não faremos coligação, seja na eleição de prefeito, seja na eleição de senador”, destaca, seguindo a linha do diretório nacional do partido.

Sobre o projeto que o Psol pretende apresentar à população, seja na eleição municipal, ou na suplementar, ele resume no discurso de combate aos barões do agronegócio e uma atuação voltada aos mais carentes.

“Nossa linha de ação, tanto para a candidatura a prefeito ou a senador, é no sentido de apresentar candidaturas que representem os interesses das camadas mais pobres da nossa sociedade que padecem de uma sub-representação. Afinal, chega de representantes do agronegócio e dos grandes empresários. É chegada a hora de representantes do povo”, conclui.

Histórico
Após disputar sete eleições consecutivas, o Procurador Mauro (PSOL) anunciou em setembro do ano passado que não seria candidato em 2020. Contudo, foi convencido por apoiadores a disputar uma vaga no Senado. Seria sua 8ª vez em uma eleição em menos de 15 anos.

Mauro é procurador da Fazenda Nacional. Também é músico e faz parte do conjunto de Lambadão “Os Ciganos” junto com seus irmãos. Nas eleições de 2018, disputou vaga no Senado e foi sexto mais votado, com 226.053 votos, o equivalente a 8,21% dos votos válidos, ficando na 6ª posição de um total de 11 candidatos.

Contrário a formar alianças e à política tradicional, tentou o Governo do Estado em 2006, a Prefeitura de Cuiabá em 2008, 2012 e 2016 e a Câmara dos Deputados em 2014, quando obteve uma votação história com 84.208 votos, mas não alcançou o quociente eleitoral e mesmo tendo obtido mais votos que outros parlamentares acabou não assumindo uma vaga no Congresso. Também foi candidato a senador em 2010 e em 2018, quando obteve 226.053 votos e amargou o sexto lugar. 

Mauro é um dos fundadores do Psol em Mato Grosso, depois de ter deixado o PT em 2003, alegando que a sigla tinha abandonado ideais de esquerda. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet