Cuiabá, quarta-feira, 03/07/2024
12:10:28
informe o texto

Notícias / Política

20/08/2020 às 17:08

Depois de 5 meses, Mauro libera eventos com restrição e ocupação limitada

Decreto estadual deve ser publicado nesta sexta-feira, liberando o retorno do setor

Camilla Zeni

Depois de 5 meses, Mauro libera eventos com restrição e ocupação limitada

Foto: Reprodução

Os empresários do ramo de eventos, em Mato Grosso, já se preparam para retomar as atividades. Nesta sexta-feira (21), um decreto estadual deve ser publicado liberando o retorno do setor. A informação foi passada pelo governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), no fim da manhã desta quinta-feira (20).

Em vídeo, Mauro aparece ao lado da presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos), Alcimar Moretti, e justifica o retorno das atividades com a melhora nos índices da pandemia da covid-19 na região. 

O chefe do Executivo destaca que, diferentemente dos meses de junho e julho, quando Mato Grosso chegou a ter mais de 90% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados, hoje a taxa de ocupação das unidades fica em torno de 70%. 

Leia também - Servidores da Saúde ficam sem receber adicional pela pandemia e Mauro alega 'probleminhas'

Mauro também aponta que a população já está familiarizada com as necessidades de higiene e prevenção à covid-19, de forma que o retorno dos eventos pode ser feito. Ele afirma que, no entanto, as medidas de biossegurança deverão ser mantidas, bem como o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e a redução da capacidade de ocupação. Segundo ele, as regras específicas deverão ser estudadas e elaboradas na tarde de hoje, para a formalização em decreto. 

O governador também demonstrou a preocupação com a parcela da população que depende exclusivamente dos eventos para se sustentar.

“Todo mundo precisa trabalhar, cuidar da pandemia, das máscaras e dos procedimentos higiênicos. Todo mundo já conhece. Esse setor merece respeito, são muitas pessoas que foram atingidas muito cedo. Está todo mundo parado, precisando trabalhar”, observou. 

Atualmente, o setor de eventos é o único que continua com as atividades suspensas em Mato Grosso, considerando que, além deles, apenas as escolas estão impedidas de funcionar de forma presencial. No Sindieventos, por exemplo, são diversas atividades que estão abrangidas no ramo, desde empresas de equipamentos de som e iluminação à cerimonial, animação de festas e buffets.

Desde o mês de abril o sindicato tenta acordo com o poder público para a liberação das atividades, considerando o retorno gradual dos setores econômicos, que vinha ocorrendo na época. No entanto, sem sucesso. 

No mesmo mês o Leiagora fez uma reportagem com músicos da noite que, sem os palcos para ganharem a vida, precisaram se reinventar, ainda que temporariamente. Confira aqui.

Veja o anúncio do governador sobre o setor de eventos:


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet