Cuiabá, sábado, 06/07/2024
00:19:34
informe o texto

Notícias / Política

31/08/2020 às 09:31

Convenções iniciam hoje e vão até dia 16 para escolha de prefeito, vereador e senador

Por meio do ato, as agremiações devem deliberar sobre as coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Kamila Arruda

Convenções iniciam hoje e vão até dia 16 para escolha de prefeito, vereador e senador

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Iniciam nesta segunda-feira (31) as convenções partidárias visando à eleição de novembro deste ano. Por meio do ato, as agremiações devem deliberar sobre as coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

No caso de Mato Grosso, os partidos políticos ainda deverão realizar uma convenção específica para definir os postulantes ao Senado na eleição suplementar, tendo em vista a cassação da juíza aposentada Selma Arruda no final do ano passado.

Por conta da pandemia, os calendários das duas eleições foram alterados. O pleito ao Senado era para ter ocorrido no dia 26 de abril, mas o Tribunal Superior Eleitoral adiou como medida de segurança. Já a eleição municipal que ocorreria na primeira semana de outubro acabou sendo adiada para 15 de novembro e, consequentemente, quase todos os prazos relacionados à eleição também foram prorrogados.

A Justiça Eleitoral também autorizou a realização de convenções online, a fim de evitar aglomerações. O prazo final para a realização de convenções é 16 de setembro.

O prazo final de registro de candidatos ocorre em 26 de setembro. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro. 

Fora as mudanças adotadas por conta da pandemia, o processo eleitoral também será diferenciado por conta de alterações promovidas na legislação eleitoral. Este ano será a primeira eleição sem coligações partidárias no pleito proporcional. Ou seja, cada partido político lançará chapa pura para a disputa rumo à Câmara Municipal. 

Outra diferença será o horário eleitoral gratuito. Como Mato Grosso terá dois pleitos distintos, sendo um para senador e outro para prefeito e vereadores, com isso a duração do horário eleitoral gratuito será mais longo. 

Conforme o Tribunal, nas segundas, quartas e sextas-feiras a propaganda eleitoral gratuita, nas TVs e rádios, terão cinco minutos a mais, destinados aos candidatos ao Senado.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet