Cuiabá, sábado, 06/07/2024
00:39:24
informe o texto

Notícias / Política

01/09/2020 às 10:16

Mendes veta projeto que obrigava governo informar compras da covid-19 à AL e TCE

A proposta é de autoria do deputado Sebastião Rezende.

Alline Marques

Mendes veta projeto que obrigava governo informar compras da covid-19 à AL e TCE

Foto: Mayke Toscano

O governador Mauro Mendes (DEM) vetou o projeto de lei 360/2020 que obrigava o governo estadual a informar todas as compras realizadas pelo Estado de Mato Grosso no combate à pandemia do novo coronavírus à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado.

A proposta é de autoria do deputado Sebastião Rezende. Para justificar o veto, o governador alegou que há inconstitucionalidade por vício de iniciativa e “ofensa da máxima de separação e independência dos poderes (checks and balances)”. Além disso, criaria obrigações, inclusive financeiro-orçamentárias, ao Poder Executivo.

Outra alegação é de que o projeto afronta ao princípio da razoabilidade (art. 37 da CF/88), por pretender criar procedimento de divulgação de informações que já são compartilhadas em sites eletrônicos do próprio governo do estado (http://www.transparencia.mt.gov.br).

O veto agora retorna para o Legislativo e os deputados podem votar pela derrubada e promulgar a lei.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet