Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
03:31:29
informe o texto

Notícias / Política

18/11/2020 às 08:05

DEM aumenta representatividade no Estado; PSDB sai enfraquecido

A agremiação do governador Mauro Mendes (DEM) foi a que mais elegeu prefeitos em todo o estado, 17% do total.

Kamila Arruda

DEM aumenta representatividade no Estado; PSDB sai enfraquecido

Foto: TRE-MT

O Democratas (DEM) emplacou 24 prefeitos em Mato Grosso no pleito deste ano. A agremiação do governador Mauro Mendes (DEM) foi a que mais elegeu prefeitos em todo o estado, 17% do total. 

Isso aponta um crescimento de 200% no número de prefeitos do DEM em Mato Grosso, tendo em vista que na última eleição realizada em 2016, foram eleitos apenas oito chefes do Executivo nos municípios. 

Outro que também teve um aumento no número de prefeitos foi o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A legenda havia eleito 16 prefeitos no último pleito, já este ano, sairam vencedores 22 gestores. Por outro lado, amargou a derrota numa das principais cidades do estado. Em Sinop, o deputado Juarez Costa (MDB) saiu enfraquecido das urnas. 

O Progressistas (PP), PDT, PL e Solidariedade (SD) também aumentaram o número de representantes no Estado. Em 2016, o PP havia eleito 3 gestores, o PDT 6, e o SD 3. Neste ano, os progressistas emplacaram nove, e os demais oito prefeitos cada um.

Em contrapartida, o PSDB saiu enfraquecido do processo eleitoral deste ano. Na eleição passada a legenda foi a que mais emplacou prefeitos em todo o estado. No total, foram 38 municípios que elegeram gestores tucano. Neste ano,  o número caiu para 11. Uma das principais derrotas foi de Thelma Oliveira em Chapada do Guimarães que acabou em terceiro na disputa.  

O Partido Social Democrático (PSD) também não saiu muito bem nas eleições municipais deste ano. No último domingo (15), a sigla elegeu 10 prefeitos. Em 2016, a agremiação foi a segunda com o maior número de eleitos. Na ocasião, foram 23 vitoriosos, 13 a mais que este ano.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também acabou reduzindo o número de prefeituras, passando de 17 prefeitos em 2016 para 13 neste ano.

Já o PT, Cidadania, Pros e PRTB elegeram apenas um prefeito em cada município.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet