Cuiabá, terça-feira, 16/07/2024
06:48:06
informe o texto

Notícias / Política

18/05/2021 às 09:30

Emanuel diz que DEM está rachado e flerta com sua candidatura; Botelho nega: ‘100% unido’

Do MDB, prefeito afirmou que ala do Democratas "que tem voto" apoia sua eleição e prevê embate no partido

Da Redação - Camilla Zeni / Da Reportagem Local - Alline Marques

Emanuel diz que DEM está rachado e flerta com sua candidatura; Botelho nega: ‘100% unido’

Foto: Haillyn Heiviny/Secom

Na onda de lançar a possibilidade de disputar o governo de Mato Grosso em 2022, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que o próprio partido do atual governador, Mauro Mendes (DEM), estaria rachado e flertando com a sua candidatura no pleito do próximo ano. 

Emanuel comentou que, atualmente, existem duas alas no Democratas, sendo que o grupo que apoia sua eleição estaria crescendo. Ele ainda avaliou que seria esse o grupo que realmente puxa voto e que representa “o povão”, diferentemente de um grupo isolado, referindo-se ao governador Mauro Mendes e seus apoiadores.

“Eu vejo que hoje dois DEM: o DEM que quer apoiar o Emanuel, que está crescendo, e o DEM dos poucos, que querem a reeleição do atual Governo. Se deixar o caminho natural e se Emanuel um dia decidir, daqui até lá, ser candidato, e as coisas continuarem nesse curso, vai ser um embate. Porque, de coração, a base do DEM e boa parte da cúpula do DEM já está flertando com a minha possível candidatura”, comentou o prefeito na manhã de segunda-feira (17). 

“É o DEM do bem, do povão, da massa, o DEM que tem voto. Não é do DEM da elite, não é o DEM isolado, o que administra para poucos. É do DEM do povão, que ama Várzea Grande, que ama Cuiabá, que ama o estado do Mato Grosso, que tem grandes serviços prestados, que tem seguidores que fazem política de paixão e vocação, que respeita todo mundo, que respeita o povo. Esse é o DEM que está migrando para o Emanuel”, completou. 

Apesar do comentário, Emanuel ressaltou que ainda não é candidato ao governo do Estado, mas que essa posição estaria sendo clamada pela população. Segundo ele, trata-se de “um sentimento”. 

“Não é candidatura, é um sentimento que eu represento, que Emanuel Pinheiro representa, principalmente, de respeito à classe política. Só serei [candidato] se o povo cuiabano entender que eu como governador farei muito mais por Cuiabá do que com o prefeito”, finalizou.

Democrata nega 

Primeiro secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) negou que o partido esteja rachado. “Não tem divisão nenhuma. Está muito unido, 100% unido”, rebateu na tarde dessa segunda-feira, após ser questionado sobre a fala do prefeito. 

Segundo Botelho, o Democratas ainda não teria discutido sobre a candidatura ao governo, uma vez que estaria focado em montar uma estrutura no partido para promover uma chapa forte para concorrer a Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. 

“Até porque são os proporcionais que levam o nome dos majoritários. O candidato a governador, em um partido que não tem estrutura, ele não se sustenta. Então, é preciso montar primeiro a base. Agora, evidentemente que nós vamos lutar para que o Mauro seja candidato da reeleição”, comentou, afastando a possibilidade de apoio do DEM a uma possível candidatura do MDB.

Depois dos eventos, ainda na noite de ontem, lideranças do Democratas chegaram a se reunir na casa do deputado Botelho para discutir estratégias para 2022. O partido resolveu trabalhar a candidatura do atual governador, mesmo sem uma confirmação de disputa à reeleição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet