Imprimir

Imprimir Notícia

10/08/2021 às 09:00

Projeto de lei propõe colocar quem escolhe vacina no fim da fila da imunização

Débora Siqueira

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) propôs projeto de lei que coloca no fim da fila as pessoas que se recusarem a se vacinar contra a covid-19 por querer escolher qual imunizante receber, os pejorativamente chamados de "sommeliers da vacina". Em casos assim, essas pessoas serão vacinadas após o calendário do Plano Nacional de Imunização, ficando para a repescagem.

Na justificativa, o parlamentar destaca que se tornou rotineira a divulgação na imprensa de pessoas se recusando a tomar a dose da vacina contra a covid-19, conforme o cronograma de vacinação estabelecido pelas prefeituras, em razão da marca do imunizante.
 
“Neste cenário, em que se corre contra o tempo para agilizar a vacinação da população contra a covid-19, com as doses dos imunizantes ainda limitadas, a recusa da vacinação em razão da marca do imunizante causa prejuízo a toda sociedade. Alguns estados brasileiros já se encontram adotando medidas a coibir a prática de recusa da vacinação em razão da marca do imunizante, de maneira a realocar para o final da fila no cronograma de vacinação o cidadão que se recusou em tomar a dose do imunizante quando ofertado para sua faixa etária ou outro critério estabelecido”, argumentou Barranco no projeto de lei.
 
A situação em Mato Grosso ainda é mais grave, pois é o 21º entre as 27 unidades da federação no ranking de imunização contra a covid-19. Apenas 15,92% da população está totalmente imunizada. O Estado também é o pior no ranking de mortes por covid-19 no país a cada 100 mil habitantes.
 
 Imprimir