Imprimir

Imprimir Notícia

10/08/2021 às 12:21 | Atualizada: 10/08/2021 às 13:22

Escolas da região metropolitana suspendem atividades após confirmação de covid-19

Luzia Araújo

Uma semana após o início das aulas no sistema híbrido na rede estadual de ensino, duas escolas da região metropolitana suspenderam as atividades devido a confirmação de casos de covid-19. Tratam-se das escolas estaduais Souza Bandeira, em Cuiabá, e Jaiminho, em Várzea Grande. A confirmação foi feita pelo secretário de estado de Educação, Alan Porto.

De acordo com o ele, uma equipe do órgão recebeu a informação de que professores das escolas apresentaram teste positivo para o novo coronavírus, nessa segunda-feira (9). As duas escolas suspenderam as atividades para desinfecção. 

“Rapidamente, a nossa equipe de saúde e segurança da Gestão de Pessoas foi acionada e já está tomando todas as providências para o cumprimento do protocolo de contingência”, disse o secretário, reforçando que todas as escolas devem cuidar dos protocolos de biossegurança do plano de contingência e informar caso algum profissional ou estudante apresente os sintomas da doença. 

Porto disse que os professores e estudantes foram isolados e ficarão em observação durante 14 dias. “Trabalhamos com bolhas de relacionamentos, ou seja, quando é identificado um professor ou estudante com a covid-19, temos que isolar aquela sala de aula e observar em um período de 14 dias, se outras pessoas vão apresentar sintomas ou não, para as atividades retornarem ao normalmente”.

O secretário disse ainda que as confirmações estão dentro do esperado, uma vez que o vírus continua circulando na sociedade e ainda aproveitou para fazer uma avaliação do retorno as aulas. 

“Foi muito positiva a acolhida dos nossos alunos e professores. De 90 a 95% dos estudantes estão comparecendo no seu determinado grupo, porque dividimos a turma em dois grupos, em revezamento semanal, e está tendo uma boa aceitação. Os responsáveis estão encaminhando os seus filhos para as unidades escolares e está sendo muito proveitoso, cumprindo todos os protocolos de segurança”.
 
 Imprimir