Imprimir

Imprimir Notícia

26/10/2021 às 16:20 | Atualizada: 26/10/2021 às 16:27

Deputados prorrogam prazo para CPIs da Energisa e da Previdência

Alline Marques

Os deputados aprovaram a prorrogação das Comissões Parlamentares de Inquérito da Previdência e da Energisa que foram criadas ainda em 2019, mas acabaram ficando um bom tempo inativas por conta da pandemia. Ambas foram prorrogadas por mais 180 dias. 

O presidente da CPI da Previdência, deputado João Batista (Pros), alegou que a comissão continua recebendo dados tanto do MT Prev, quanto das Secretarias de Estado de Fazenda e de Planejamento e Gestão, que irão ajudar no trabalho dos parlamentares. Ele explicou ainda que o relatório está em fase de conclusão e a expectativa é de que os trabalhos se encerrem ainda este ano, em dezembro. 

A CPI da Previdência já havia sido prorrogada em abril deste ano e agora os deputados terão mais prazo para analisar a contabilidade da previdência estadual. A comissão foi criada na época da aprovação da reforma do sistema previdenciário do Estado, que resultou no aumento da alíquota de 11% para 14% e alterou a idade para aposentadoria. 

Já a prorrogação da CPI da Energisa foi feita a pedido do deputado Elizeu Nascimento (PSL), presidente da comissão. Os parlamentares retomaram os depoimentos no mês passado e o presidente trabalha com a conclusão dos trabalhos até dia 15 de dezembro. 

A CPI da Energisa apura o aumento abusivo nas contas de energia elétrica nos municípios mato-grossenses, bem como o enxugamento nos quadros de funcionários e a má prestação dos serviços concessionados.
 
 Imprimir