Imprimir

Imprimir Notícia

26/10/2021 às 18:05 | Atualizada: 26/10/2021 às 18:07

Deputados 'esticam' incentivo de R$ 3,5 milhões para times de MT

Alline Marques

Os deputados estaduais aprovaram o projeto que cria o Programa Mato Grosso Série A, que prevê o investimento de R$ 3,5 milhões na profissionalização do futebol mato-grossense e busca apoiar times das séries A, B, C e D. A princípio, a proposta previa apoio apenas aos times das duas principais séries do Campeonato Brasileirão, porém, o deputado Delegado Claudinei (PSL) apresentou emenda para inserir times nas demais divisões da competição nacional. 

Atualmente, Mato Grosso tem o Cuiabá na série A e contou com a participação do União e Nova Mutum na série D, que até conseguiram avançar na primeira etapa da competição, mas já foram eliminados. 

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) demonstrou preocupação com a legalidade do projeto. Ele argumentou que em outros estados existem decisões dos Tribunais de Contas
contrárias a este tipo de patrocínio a times de futebol. “Porque um clube de futebol se trata de uma entidade de natureza privada, recebendo recursos públicos sem obediência aos princípios constitucionais da administração pública, sem processo licitatório”, afirmou. 

O petista alegou ainda que o governador Mauro Mendes (DEM) quer surfar na onda do sucesso do Cuiabá, que chegou sozinho à série A, por mérito próprio sem apoio público. Ele destacou também que o Dourado é um clube-empresa, organizado, que tem todas as condições de se manter na série A sem precisar de recurso público. 

Lúdio também defendeu que seja investido nas escolas de futebol, no esporte amador, nas crianças nos esportes coletivas e individuais.

O primeiro-secretário da Casa, Eduardo Botelho (DEM), admitiu que o governador está realmente surfando na onda do Cuiabá, mas entende que é importante o apoio aos times e defendeu a proposta.
 
 Imprimir