Imprimir

Imprimir Notícia

04/11/2021 às 14:37

Mendes critica exigências de países ricos e cobra redução de carbono das nações

Alline Marques

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou às exigências de países ricos e cobrou ações por parte destas nações para reduzir a emissão de carbono. As declarações foram dadas nesta quinta-feira (4) durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26). 

O evento contou com a presença dos governadores que buscam amenizar o impacto negativo do governo Federal com relação às políticas ambientais. Inclusive, um grupo de 22 governadores liderado por Renato Casagrande (PSB-ES) lançou nesta quinta-feira, na COP26, em Glasgow, o "Consórcio Brasil Verde"

De acordo com o jornal Valor Econômico, Mendes fez críticas ao volume de recursos prometido pelos países na COP 26, no começo da semana, na aliança pelas florestas. “Os US $ 12 bilhões não são nada sobre o que está em jogo neste momento", afirmou referindo-se aos desafios climáticos. 

Mendes ainda completou: "Precisamos cobrar reciprocidade ambiental. Os países ricos precisam reduzir emissões de carbono na queima de combustíveis fósseis".

A ida dos governadores à COP é um forma de garantir os recursos do exterior para a Amazônia. No entanto, os recursos para os Estados precisam do aval do governo federal. Isso normalmente é feito via um acordo de cooperação técnica guarda-chuva ou, em caso de financiamento, via Ministério da Economia. 
 
 Imprimir