Imprimir

Imprimir Notícia

11/11/2021 às 12:08 | Atualizada: 11/11/2021 às 12:09

Câmara define membros de Comissão Especial e grupo se reúne nesta quinta

Alline Marques

Após arquivar os dois pedidos de cassação contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a Câmara de Cuiabá definiu os membros da comissão especial criada para acompanhar os inquéritos e processos instaurados contra o chefe do Executivo Municipal. A vereadora Edna Sampaio (PT), autora do requerimento, ficará responsável pela presidência dos trabalhos.

Além dela, ainda integraram a comissão os vereadores Wilson Kero Kero (Podemos) e sargento Vidal (Pros). A primeira reunião do grupo já ocorre na tarde desta quinta-feira (11).

Neste primeiro momento, a comissão especial vai ‘destrinchar’ os processos que tramitam na justiça e no Ministério Público Estadual em desfavor do prefeito, com o objetivo de produzir provas que permitam caracterizar a prática de infração político-administrativa.

Uma da pautas da reunião será a definição do plano de trabalho da comissão. A expectativa é de que o trabalho seja realizado em 15 dias e caso haja provas da participação de Emanuel no esquema, poderá ser feito um novo pedido de abertura da Comissão Processante, que pode resultar na cassação. 

Na prática, o grupo irá acompanhar as investigações que vem sendo conduzidas pelo Ministério Público Estadual e pela Polícia Federal, a fim de verificar se houve, de fato, a prática de crimes de improbidade administrativa por parte do chefe do Executivo Municipal, que está afastado do cargo desde 19 de outubro.

A criação desta Comissão Especial foi articulada em resposta a proposta de instauração de Comissão Processante contra o prefeito, a qual foi arquivada por maioria dos votos na última terça-feira (09).
 
 Imprimir