Imprimir

Imprimir Notícia

15/03/2022 às 11:55 | Atualizada: 15/03/2022 às 11:55

Vereador oficializa pedido de CPI contra Águas Cuiabá

Eduarda Fernandes

Como prometido, o vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou, nesta terça-feira (15), o requerimento que visa a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Águas Cuiabá. O parlamentar quer investigar, principalmente, a qualidade das obras que vêm sendo executadas pela concessionária de saneamento.

A medida é reflexo das inúmeras reclamações que pesam contra a empresa, especialmente no que tange ao serviço de finalização de obra. “Todos os vereadores têm recebido reclamações, quase um grito de socorro da população quando o tema é Águas Cuiabá, quando o tema são as obras feitas pelas Águas Cuiabá”, disse o vereador.

Diego reconhece que a concessionária tem avançado na questão referente ao abastecimento de água e rede de esgoto, mas afirma que esse trabalho vem custando caro para a Capital.

“Não dá para, a troco de fazer uma obra de saneamento, sucatear a malha viária da nossa cidade. Não dá para que, com a pretensão de passar a rede de esgoto, tornar intransitável algumas regiões da Cuiabá. O nosso município está em frangalhos por causa das obras da Águas Cuiabá”, criticou.

Por conta disso, ele acredita que a CPI é o instrumento mais adequado para investigar a fundo essa questão. “Estou propondo a CPI da Águas Cuiabá, tendo como objeto averiguar a qualidade das obras entregues pela concessionaria. A Câmara não pode mais se furtar quanto a isso”, disse, acrescentando que também pretende apurar se já foi aplicada alguma multa à empresa, bem como levantar qual o prejuízo que essas obras de má qualidade tem gerado aos cofres públicos.

Para garantir a instauração da CPI, o requerimento precisa ter, no mínimo, nove assinaturas. Até o momento, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos), Michelly Alencar (UB) e tenente-coronel Marcos Paccola (Cidadania) garantiram que assinarão o documento.

Vale lembrar que, em setembro do ano passado, o vereador Marcus Brito Junior (PV) apresentou um requerimento com o mesmo objetivo, mas a proposta não vingou por falta de assinaturas o suficiente.




Fiscalização
 
Na sessão ordinária desta terça (15), Diego Guimarães também apresentou um requerimento para convocar o presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

A autarquia é responsável por fiscalizar todas as obras e serviços de responsabilidade da Águas Cuiabá.
 
 Imprimir