Imprimir

Imprimir Notícia

21/03/2022 às 11:53

Vídeo | Bolsonaro anuncia data para lançar pré-candidatura e sinaliza Braga Netto como vice

Eduarda Fernandes

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), completa 67 anos nesta segunda-feira (21). E, nesta manhã, ele transmitiu ao vivo em suas redes sociais uma entrevista concedida à rádio Jovem Pan, onde falou sobre o preço dos combustíveis, repatriação de brasileiros na Ucrânia e campanha eleitoral.

Ao falar de eleição, Bolsonaro destacou que lançará sua pré-candidatura à reeleição daqui a duas semanas, no dia 27, em Brasília. Quanto ao nome que disputará o cargo de vice-presidente, Bolsonaro disse que o posto será ocupado por um mineiro, nascido em Belo Horizonte e que fez escola militar, sinalizando que esta pessoa será o ministro da Defesa, Braga Netto.

O chefe da República disse, ainda que o atual vice, Hamilton Mourão, disputará uma vaga no Senado pelo estado do Rio Grande do Sul, e que terá seu apoio.

Além desse tema, o presidente incentivou a aproximação que Braga Netto tem feito com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltou a defender o voto impresso, e reclamou do que classifica como “perseguição” do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

“Nós sabemos o que eles querem. O que alguns querem aqui no Brasil, não são todos. Nem é uma instituição, é o que alguns querem... Querem eu for de combate e, obviamente, o Lula eleito. Bem, pode ter certeza, nós dentro das quatro linhas temos como fazer com que o processo caminhe dentro da normalidade aqui no Brasil”, comentou.



Em relação às movimentações partidárias, Bolsonaro vê que o cenário posto exclui cada vez mais a possibilidade de uma terceira via na corrida presidencial.

“Está mais do que polarizada as eleições. E como eu tenho quatro ano de mandato – e o pessoal tem que levar em conta –, com dois anos de pandemia, uma crise hidrológica sem precedentes, geada o ano passado, essa guerra lá fora... é das dificuldades que nós enfrentamos e como está a economia do Brasil. Está, no meu entender, levando-se em conta essas circunstâncias, muito bem conduzidas pelo Paulo Guedes”, acrescentou.

Combustíveis

Em relação ao preço dos combustíveis, Bolsonaro comentou que uma das causas é que o país, apesar de ser autossuficiente na produção de petróleo, não é na destilação desse produto. “Nós não temos diesel e gasolina produzidos por nossas refinarias aqui no Brasil. Então parte você exporta e importa, aí tá uma das grandes causas do aumento do combustível”, disse.

Além disso, o presidente cita o histórico de “roubalheira na Petrobras” e o ICMS sobre os combustíveis cobrados pelos Estados. Neste sentido, aponta como uma das saídas para os sucessivos aumentos o ICMS único em todo o país. E reclama da ação que trata deste tema que está parada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Repatriação

Sobre a repatriação de brasileiros, Bolsonaro garante que dará meios aqueles que desejarem retornar ao Brasil, bem como ucranianos refugiados, que podem se valer de um visto humanitário.
 
 Imprimir