Imprimir

Imprimir Notícia

01/04/2022 às 20:30 | Atualizada: 01/04/2022 às 20:41

Gallo vai para Casa Civil e Teté assume Agricultura Familiar

Da Redação - Jardel P. Arruda

O nome do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, ganhou força nesta sexta-feira (1) e é o mais cotado para assumir a pasta mais importante em nível político do governo de Mato Grosso: a Secretaria de Estado da Casa Civil, cuja chefia está vaga desde quinta-feira (31), com a saída de Mauro Carvalho.

Outro nome que já vinha sendo falado e deve ser confirmado até segunda-feira (4) é o da ex-deputada federal Teté Bezerra, que é foi indicada pelo marido, o deputado Carlos Bezerra, e irá preencher a cota do MDB no comanda da pasta da Agricultura Familiar, deixada por Silvano Amaral.   

Carvalho, que é amigo de longa data do chefe do Executivo, deixou o cargo que vai se dedicar à política partidária e ao processo eleitoral. Na Fazenda, no lugar de Gallo, deve assumir como titular o atual secretário adjunto da Receita Pública, Fabio Fernandes Pimenta. 

A Secretaria da Casa Civil é a mais importante em nível político porque é a pasta responsável pela interlocução política tanto dentro do governo do Estado, quanto com instituições externas. Destaca-se a relação da pasta com a Assembleia Legislativa, sendo o secretário-chefe da Casa Civil o responsável por tratar sobre emendas parlamentares, projetos de lei e os diálogos necessários para manter a base aliada no Poder Legislativo.

Rogério Gallo fez parte da administração do governador Mauro Mendes (União) quando este foi prefeito de Cuiabá, entre 2013-2016. Na ocasião, Gallo era procurador Geral de Cuiabá, tendo chegado a assumir o cargo de prefeito na ausência de Mendes. Depois disso, mostrou habilidade como secretário de Fazendo, sendo um dos responsáveis pela organização das contas do Estado.

Os deputados estaduais chegaram a fazer uma indicação sugerindo  para o secretário adjunto de Relações Políticas, Claudio José Barros Campos, mais conhecido como Claudio Jaca, assumir o comando da Secretaria da Casa Civil, devido a proximidade dele com o Parlamento.

Apesar de alguns nomes terem vazados na noite desta sexta-feira (1), o governador disse que deve apresentar o novo secretariado no domingo (3) e a posse que estava agendada para hoje, ficou para segunda (4). 

Secretaria de Esporte e Cultura

Outro nome de confiança de Mauro Mendes que deixou o 1º escalão do governo foi Alberto Machado, o Beto Dois a Um, e o favorito para assumir a pasta é o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, o qual sai na frente em proximidade política com o grupo do governador em relação ao outro cotado, secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.

Beto, assim como Gallo, também participou da gestão de Mauro Mendes à frente da prefeitura de Cuiabá. Ele deixou o cargo para disputar às eleições para deputado estadual.

Secretaria de Saúde

O terceiro nome de confiança do governador a deixar o staff é Gilberto Figueiredo, que saiu da Secretaria de Estado de Saúde. Para assumir seu lugar é cotada a secretária Executiva de Saúde, Kelluby de Oliveira, e o de secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, Juliano Silva Melo. Kelluby seria a primeira opção de Gilberto, porém resiste em assumir a pasta. Por outro lado, Juliano é considerado politicamente mais articulado.

Secretaria de Agricultura Familiar

Cota do MDB no governo do Estado, a pasta que foi gerida por Silvano do Amaral deve passar a ser comandada por Teté Bezerra, ex-deputada federal e esposa do presidente regional da sigla, o deputado federal Carlos Bezerra.
 
 Imprimir