Imprimir

Imprimir Notícia

04/04/2022 às 17:08 | Atualizada: 05/04/2022 às 12:23

Metade da bancada de MT na Câmara Federal muda de partido visando as eleições

Kamila Arruda

Metade da bancada de Mato Grosso na Câmara Federal aproveitou a janela partidária para trocar de partido visando o pleito deste ano. Trata-se dos deputados federais Nelson Barbudo, Emanuelzinho, dr. Leonardo e José Medeiros.

Todos irão buscar a reeleição em outubro e a mudança de legenda foi uma estratégia para garantir a permanência no Congresso Nacional no próximo ano. Barbudo optou por seguir o presidente Jair Bolsonaro e deixou o União para se filiar ao Partido Liberal (PL).

Ele, inclusive, foi o primeiro parlamentar a puxar a fila do troca-troca durante a janela partidária. O congressista tenta colar no chefe da República para repetir o feito de 2018, quando foi eleito o deputado federal mais votado.

Já Emanuelzinho trocou de agremiação com receio de o PTB não conseguir formar uma chapa competitiva que o levasse à reeleição. Diante disso, se filiou ao partido do pai, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Na mesma situação estava o Dr. Leonardo, que não conseguiu montar chapa para federal no Solidariedade e optou por migrar para o Republicanos.


Assim como Barbudo, Medeiros também optou por se filiar ao partido do presidente. Às vésperas do fechamento da janela, ele quase desistiu da filiação devido a desentendimentos com os deputados estaduais que já estavam filiados à legenda. O congressista queria levar consigo outros dois parlamentares de mandato, mas foi barrado pelos correligionários da legenda.

O fato gerou um mal-estar e o parlamentar federal chegou a ameaçar sair da sigla que ele tinha acabado de ingressar. Medeiros, contudo, permaneceu na agremiação e seus aliados foram buscar espaço em outros partidos.
 
 Imprimir