Imprimir

Imprimir Notícia

09/05/2022 às 16:28

Pautas polêmicas não serão votadas na ausência de Botelho, garante Janaina

Kamila Arruda

Durante a ausência do presidente Eduardo Botelho (União) nenhum projeto de lei polêmico deve ser apreciado na Assembleia Legislativa. A informação é da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que assume o comando da Casa de Leis nesse período que o parlamentar estará ausente.

De acordo com ela, proposituras que requer maior debate só serão remetidas ao crivo do plenário após o retorno de Botelho à presidência. Dentre elas, tem o projeto de lei enviado pelo governo que solicita autorização do Legislativo para realização de empréstimo junto ao Banco Internacional. A proposta foi colocada em pauta na semana passada e acabou sendo barrada por um pedido de vista por parte do deputado Lúdio Cabral (PT). 

Por outro lado, a emedebista afirma que pretende limpar a pauta no que diz respeito aos vetos. “É lógico que algumas matérias polêmicas a gente vai esperar o retorno dele [Botelho]. É justo, porque o líder da nossa Casa é o presidente Botelho. Então, nós temos algumas pautas já que ele colocaria em votação, mas os vetos nós vamos tentar votar antes, se houver quórum. Se não houver quórum a gente também não vai colocar em risco, porque sabemos que pouco quórum prejudica a votação dos vetos”, explicou Janaína.

O presidente deve ficar afastado do Parlamento Estadual por aproximadamente 10 dias. Ele se licenciou do cargo para tratar de assuntos pessoais.

Durante esse período, Janaina assume o comando da Casa de Leis, já que ocupa a primeira-vice-presidência. “Eu pude assumir no mês da mulher e no mês das mães e é muito importante a Assembleia ter essa representatividade das mulheres nesses momentos”, finalizou.
 
 Imprimir