Imprimir

Imprimir Notícia

17/05/2022 às 08:08

Educação ambiental infantil é prioridade nos 155 anos de Várzea Grande

Priscila Mendes

Várzea Grande completou, nesse domingo (15), 155 anos desde a fundação. Dentre as prioridades lançadas neste mês de maio pela Prefeitura, está também um programa de educação ambiental infantil.

Para o lançamento, a segunda maior cidade de Mato Grosso recebeu, na última semana, um dos idealizadores do programa Pertencimento Ambiental, o cantor, compositor, multi-instrumentista e arte-educador Carlinhos Brown.

A iniciativa, elaborada em conjunto com a mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Priscila Dessimoni Morhy, e publicada pela Brasil Sustentável Editora, prevê uma série de livros infantis e uma websérie de animação.

Carlinhos Brown, em entrevista ao Leiagora, destacou a importância de despertar na primeira infância esse bom relacionamento com o meio ambiente e, na condição de arte-educador, mas reconhecendo uma trajetória diferente de aprendizado, buscou tais parcerias para colocar em prática o objetivo de atuar com o público infantil. “É isso que nos faz buscar a Priscila: para que essas mensagens chegassem às crianças”, contextualizou o artista, que acredita que “conseguimos construir talvez o primeiro livro de Pertencimento Ambiental para crianças”.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Sílvio Fidelis, em cerimônia de plantio de árvores na Escola Municipal de Educação Básica Profª Eliza Maria da Silva, registrou que o programa de Pertencimento Ambiental vai atender a rede pública de ensino que, em Várzea Grande, atende a 30 mil alunos, distribuídos em 90 unidades. “O pertencimento ambiental vem somar, nós estamos aí com a equipe de Educação Ambiental”, esclarece, apontando que a iniciativa será aplicada na cidade por meio de ação conjunta das secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

Em singela cerimônia, foram entregues os kits dos programas e os alunos mirins da escola Eliza Maria, no bairro Cabo Michel, foram os primeiros a receber.

O idealizador Carlinhos Brown também registrou que, ao contrário do que se fala, as crianças não são o futuro, mas o presente. E aprender e têm muito a ensinar. Por isso, ele busca usar da arte para promover a educação.

A entrevista na íntegra com o artista será publicada pelo Leiagora na coluna semanal ‘Entrevista da Semana’, a ser publicada no próximo domingo (22).

Projeto "Pertencimento Ambiental"

A série de obras de literatura infantil, escrita por Priscila Morhy e idealizada por ela e por Carlinhos Brown, é voltada para os alunos na primeira infância.

O material conta uma aventura com os personagens Paxuá e Paramim, onde o próprio Carlinhos Brown é um dos personagens, o Braúna, que perpassa por assuntos que despertam nas crianças o pertencimento ambiental, proporcionando aos alunos uma postura sustentável perante a vida.
 
 Imprimir