Imprimir

Imprimir Notícia

24/07/2022 às 08:46

Assassinatos em Cáceres aumentam mais de 300% neste ano

Denise Soares

O número de assassinatos em Cáceres aumentou 333% de janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), foram seis assassinatos entre janeiro a junho de 2021. Já em 2022, a pasta contabiliza 26 homicídios até junho.
 
Em um município situado em uma região de fronteira com a Bolívia, a maioria dos crimes tem motivação por disputas entre facções criminosas.
 
No mês passado, diante do aumento casos, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Alexandre Bustamante, reconheceu que a região passava por uma ‘onda de violência’.

No entanto, ele garantiu que o estado investe nesse e em outros municípios que registram o aumento na criminalidade.
 
Além dos assassinatos, as tentativas de homicídio também aumentaram: foram oito entre janeiro a junho de 2021 e 23 no mesmo período deste ano.
 
A Polícia Civil identificou uma semelhança nos crimes. Em geral são cometidos por duplas em motocicletas que atiram nos alvos e fogem rapidamente.
 
Em nota, a Sesp informou que além de intensificar o policiamento cotidiano e investigação dos casos em inquérito policial, duas operações integradas já foram realizadas na região, duas estão em andamento e outras ações estratégicas estão sendo executadas.
 
As operações acontecem nas áreas rurais e urbanas. O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Companhia Raio de Moto-patrulhamento estão em ação na área da fronteira.
 
Investigações
 
As investigações conduzidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Municipal apontam que, dos 26 inquéritos policiais abertos neste ano, 17 estão com a autoria definida. Essa apuração resultou no indiciamento de 47 envolvidos nos crimes e 29 prisões.
 
Em oito inquéritos ficou comprovado que a motivação do crime estava relacionada a disputas entre facções criminosas.
 
 Imprimir