Imprimir

Imprimir Notícia

01/10/2022 às 09:47

Cirurgia inovadora para tratamento de varizes é realizada pela primeira vez em Cuiabá

Leiagora

Uma nova intervenção cirúrgica que promete mudar a forma de remover varizes foi realizada pela primeira vez em Mato Grosso, no Complexo Hospitalar de Cuiabá . O procedimento, que não exige a internação do paciente e é novidade no Brasil, foi liderado pelo cirurgião vascular e endovascular Dr. Nasser Hussein Mahfouz em uma reunião científica que reuniu cirurgiões vasculares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular Regional de Mato Grosso. 

Com 26 anos de experiência, o Dr. Nasser Mahfouz explica que essa técnica deve beneficiar, especialmente, pessoas com idade avançada e que enfrentam algum problema de saúde relacionado à circulação do sangue. “É algo revolucionário e será utilizado com mais frequência em pessoas mais velhas, com risco cardiológicos elevados e as que fazem tratamentos de feridas e úlceras”, observa.

A cirurgia minimamente invasiva é feita a partir da inserção de um cateter nos vasos sanguíneos, diferentemente de outros métodos em que para tratar da doença é necessário remover as safenas danificadas ou utilizar lasers. Nessa técnica é aplicado um produto diretamente no local que precisa de tratamento. “O remédio causa a destruição da parte interna da veia e com o tempo ela fecha”, explica o especialista.

A intervenção durou cerca de 30 minutos. Por ser rápida e não exigir a internação do paciente, pode, inclusive, ser realizada dentro do consultório. “Utilizamos um novo material de cateter que permite a aplicação de um medicamento que seca a veia por dentro. A partir daí o médico observa onde deve começar e terminar o procedimento por um sistema de ultrassom que acompanha toda a safena”, explica o doutor.

CHC

Foi fundado há 40 anos a partir da visão empreendedora e humanitária de um grupo de médicos. É um hospital geral de 125 leitos de internação e oferece terapia intensiva, pronto socorro, centro cirúrgico, consultórios médicos de várias especialidades e diagnóstico de referência não apenas para a região ao redor de Cuiabá, mas também para outros estados da região Norte e Centro-oeste. 

A unidade traz os maiores avanços em procedimentos altamente especializados, utilizando uma gestão inovadora e em constante evolução para desenvolver procedimentos de qualidade e segurança. Além disso, oferece uma estrutura adequada para cuidar da saúde com tranquilidade, disponibilizando profissionais comprometidos com a vida e com os valores da instituição. 

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta ainda com um anexo com diversas especialidades médicas para que os pacientes possam ser atendidos de uma forma integral. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade, localizada na Avenida Das Flores, 843, no bairro Jardim Cuiabá e ainda por meio do telefone (65) 3051-3000, que possibilita atendimento via WhatsApp.

 
Da assessoria
 
 Imprimir